sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PROJOVEM ADOLESCENTE RECEBE HOMENAGEM NO ROTARY CLUB DE CAMPOS GUARUS

PROJOVEM RECEBE CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO


Nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2009, o Rotary Club de Campos Guarus, na figura de seu Presidente, Sr. Alenilton Rosa e sua Assessora Leila Ribeiro Gomes de Azevedo Alves, conferiu o CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO ao Programa Projovem Adolescente, representado pela Chefe de Divisão Regina Pacheco e aos jovens que apresentaram os projetos sociais desenvolvidos em seus coletivos implantados na E. M. Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, onde o tema abordado foi de Combate à Pedofilia.
A arte em educar transforma e permite mudanças que modificam a sociedade, resultando em cidadania com respeito e dignidade.








AULA PRÁTICA DURANTE EXPOSIÇÃO DE FOTOS





EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS




Os jovens dos coletivos implantados no Ciep da Penha e no C. E. Julião Nogueira recebem aula prática de fotografias durante visitação à exposição no Palácio da Cultura.
As aulas de fotografias nos coletivos do Projovem são ministradas pelos profissionais Paulo Damasceno e Silvana Rust, sob a Coordenação de Rodolfo Lins e da Assessoria de Rogério Aguieiras.


Projovem realiza atividades de lazer com os idosos






Projovem realiza atividades de lazer com os idosos

Jovens realizaram atividades culturais e de lazer no Asilo do Carmo
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) vem desenvolvendo ações integradas com os idosos de Campos. Nesta quarta-feira (21), eles se apresentaram no Asilo Nossa Senhora do Carmo. A chefe de Divisão do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, ressaltou que as atividades integradas têm importância fundamental para estimular a cidadania e o respeito nos jovens e despertar a auto-estima e a vitalidade dos idosos.
Os jovens apresentam números de street dance, cantam rap, fazem alongamentos com os idosos, entre outras atividades de cultura e lazer. O coordenador cultural do Projovem, pastor Alex da Silveira Maciel, e a instrutora de Artes, Rosângela Azevedo, da secretaria, realizam culto ecumênico para os idosos.


Segundo uma das integrantes da coordenação dos grupos da Terceira Idade de Campos, Conceição Santana, tem sido válida a interação dos jovens, porque além da parte social, os idosos também estão recebendo atendimento cultural, de lazer e religioso.

MELHORES MOMENTOS

terça-feira, 20 de outubro de 2009

1° Seminário de Protagonismo Juvenil Projovem Adolescente Campos dos Goytacazes




O Programa Nacional de Inclusão de Jovem (Projovem) realizou, neste sábado (3), o "Ação Jovem, Conexão Futuro", 1º Seminário Municipal de Protagonismo Juvenil do Projovem Adolescente. O evento está sendo realizado no Teatro Municipal Trianon e tem a finalidade de apresentar os projetos realizados por cerca de mil jovens durante os nove meses deste ano. Também foram apresentados trabalhos sócio-educativos realizados por cerca de mil alunos.
O evento foi aberto pelo vice prefeito de Campos, Francisco Oliveira, o Doutor Chicão, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, e contou com a presença da representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), assessora do Departamento de Proteção Básica, Cristiana Gonçalves de Oliveira; do Secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira; e das Secretárias de Educação, Joilza Rangel, e de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro.
A abertura do evento ficou por conta da apresentação do coral do distrito de Travessão, com a fala dos membros da mesa e apresentação do contador de história, Roberto Carlos Ramos, que ministrou a palestra "O Valor de Um Sonho".
O Projovem Adolescente, coordenado por Regina Pacheco, atende atualmente, em Campos, 1425 jovens. Eles recebem instrução sócio-educativa em 57 coletivos (escolas públicas onde são desenvolvidas as atividades do Projovem). A representante do MDS ressaltou que o ministério iniciou um processo de avaliação da execução do projeto no país e que Campos foi a primeira cidade do Brasil a ser visitada.
Ela ressaltou ainda que o MDS não tem programação fechada para a aplicação do Projovem, porque cada estado tem a sua particularidade, mas disse que Campos tem atingido as metas do Ministério. "A proposta do MDS com o Projovem é fazer com que o jovem seja protagonista da sua vida. Campos está atendendo à expectativa e tem sido um dos destaque do Estado do Rio Janeiro", ressaltou a assessora.
O Secretário de Família e Assistência Social relatou que o Projovem está sendo um grande aliado na inclusão social de jovens em situação de risco. Ele acrescentou ainda que, por meio da parceria com o Governo Federal e do apoio da prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, está prevista a implantação de mais dois programas em Campos: o Projovem Trabalhador e o Projovem Urbano. Ambos têm como finalidade oferecer cursos profissionalizantes para os jovens e inseri-los no mercado de trabalho.
"A meta é atender cerca de 3500 jovens. Será um grande desafio para o município, mas assim como está o sucesso Projovem adolescente, teremos êxito nos outros dois, que já estão em fase de implantação", encerrou Henrique Oliveira.
A programação continuou durante o dia, com apresentação de projetos de intervenção social, elaborados pelos próprios jovens; apresentação de Street Dance dos coletivos da Baleeira e da Escola Municipal 29 de Maio; Banda de Fanfarra, entre outras apresentações.

Entrega dos Projetos de Participação Cidadã ao vice-prefeito de Campos dos Goytacazes Dr. Chicão



O vice-prefeito Doutor Chicão recebeu nesta sexta-feira (25), alunos do projeto Projovem, da secretaria de Família e Assistência Social. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura. Os jovens são assistidos pelos coletivos do parque Santa Helena, de Donana e Goitacazes.
Os jovens entregaram ao vice-prefeito, projetos apresentando os problemas de suas comunidades, apontando soluções. Os projetos serão apresentados pelos próprios alunos durante o I Seminário de Protagonismo Juvenil, que vai acontecer no dia 3 de outubro, no Trianon. Doutor Chicão informou que vai entregar os projetos à prefeita Rosinha Garotinho.
- Neste governo, todos os projetos que são em benefício da população, vão acontecer. Nós temos planos traçados para todos os bairros apresentados. Em Goitacazes, por exemplo, toda a iluminação pública foi trocada por lâmpadas mais potentes e estamos trabalhando na reformulação de bairros completos, como vai acontecer em Goitacazes e Donana. A obra no bairro de Santa Helena já está sendo orçada também. Pedimos que tenham tranqüilidade, porque as coisas vão acontecer - enfatiza.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira; o vice-presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Paulo Ricardo Vieira; o diretor do departamento de Juventude da FMIJ, Pedro Filipe Cardoso, e a superintende de Projetos da secretaria de Família e Assistência Social, Irecy Damasceno.