quarta-feira, 31 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE



O Jardim São Benedito lotou na tarde desta terça-feira (30), Dia Mundial da Juventude. Estudantes de escolas municipais e estaduais de todo o município participaram da programação cultural e esportiva desenvolvida pela secretaria de Família e Assistência Social, através do Projovem Adolescente, e pela Fundação Municipal da Infância e Juventude.


Os jovens participaram de oficinas de DJ, grafitagem, artesanato e presenciaram apresentações de grupos de dança e canto, além dos torneios de vôlei, futesal e basquete. A programação foi aberta pelo grupo de percussão Bate-Lata, da Fundação, e o encerramento ficou por conta do grupo de pagode do Projovem Adolescente, Daquele Jeito.

A juventude campista também achou espaço para defender uma causa séria e vestiu a camisa da luta pela manutenção dos royalties. A campanha “Justiça para quem produz” ganhou força, tendo espaço com faixas e uma grande torre de petróleo, confeccionada com canos de PVS, exposta no jardim.


A chefe de Divisão do Projovem, Regina Pacheco, lembrou que a tarde ainda foi de oportunidade para os interessados se inscreverem em uma das três modalidades do programa desenvolvido pela Prefeitura de Campos: Adolescente, o Urbano e o Trabalhador e, iniciada a programação, em pouco mais de uma hora, já tinham sido feitas 40 inscrições no Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

O diretor do Departamento de Juventude da FMIJ, Pedro Filipe, destacou a importância de estudantes defenderam seus pontos de vistas e se expressarem em defesa dos royalties: “Este é um governo que prioriza o encaminhamento de sua juventude e reconhece a importância dos jovens no contexto social do município”.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Capacitação & Lazer


Nesta sexta feira foi realizada no Sítio de Paulo Feijó uma reunião de interação entre todos Orientadores Sociais e Facilitadores de Aprendizagem do Projovem Adolescente. Foi um dia de aproveitamento total onde além do planejamento semanal, houve o momento cultural de dinâmica liderada por Marcelo Beraldi, baseada em vídeo motivacional de Daniel Godrim.
Após aconteceu reflexão com a letra da música Quereres (Caetano Veloso)e o repasse de orientações administrativas pela Chefe de Divisão, os Coordenadores de área se reuniram com os grupos de Facilitadores para organizarem as atividades a serem desenvolvidas na semana.




Depois... descontração geral: futebol de areia, piscina e o churrasco para confraternização da galera responsável pelo sucesso de nosso programa.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água


Os jovens dos Coletivos do Programa Projovem Adolescente implantados em Travessão, deram início ao seu Projeto Sócio Ambiental através da participação de uma visitação aos setores de Tratamento de Água e de Esgoto (ETA e ETE) da Águas do Paraíba, acompanhados por sua Orientadora Social e da Coordenação do Programa em nossa cidade.


Na oportunidade foram apresentados vídeos educativos e palestra conscientizadora feita pelos técnicos: Thiago Moore, Viviane Lanouce (área química) e Jorge Luiz Nogueira (eletro mecânica), onde predominou os cuidados com a água e a conservação da natureza e os danos que o lixo causa aos mares, rios, etc.
Após esse momento os jovens visitaram as instalações onde aprenderam sobre todo tratamento da água, como o desarenador, floculador, decantador e a filtração.
A visita culminou com um lanche e distribuição de brindes aos participantes do evento.

quinta-feira, 18 de março de 2010

"...Estou de volta pro meu aconchego trazendo na mala bastante saudade... e muitas experiências vividas."



Retornaram a Campos nossos jovens que passaram oito dias nos Estados Unidos, visitando agências da Nasa, em Houston, no Texas, e em Cabo Canaveral, próximo a Orlando, no estado americano da Flórida. Os alunos do Projovem Adolescente, Romário Lima da Silva e Blenda Kelly Ferreira da Conceição, ambos de 15 anos; e os integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Jardel Lucas Maia Viana, 14, e Fernanda Carvalho Pereira, 12, trouxeram dos EUA novas experiências e conhecimentos que esperam repassar para outros jovens, a fim de demonstrar a importância dos estudos.

- Assistimos ao lançamento de um satélite, vesti trajes de astronautas, conheci coisas interessantes e torço que outros estudantes tenham a mesma chance - falou Blenda, que acha a astronomia o ‘máximo’, mas que admitiu ter um grande medo de avião. “Foi tudo incrível e muito diferente. Agora teremos de ter mais compromisso ainda com o que desenvolvemos no Peti e na escola", contou Jardel. “Importante é que muitos estão sabendo da experiência que tivemos e poderão seguir o mesmo caminho, participando de um programa educacional, estudando muito e acreditando nos seus sonhos”, declarou a aluna de 12 anos do Peti.

quarta-feira, 3 de março de 2010

COMPETIR É IMPORTANTE, COOPERAR É FUNDAMENTAL!


Cooperativismo é um dos eixos temáticos que o Programa Projovem Adolescente de Campos dos Goytacazes apresenta em seu Plano de Ação 2010, com o objetivo de implementar ações socioeducativas contribuindo para que os jovens cultivem e adensem os valores éticos e democráticos e se constituam individual e coletivamente como cidadãos de direitos comprometidos com a transformação social.
Palestrante: Luciane Mina
( Psicóloga Master em PNL, hipnose Ericksoniana, Gestal e Bioenergética / Consultora em Gestão de Pessoas / Senadora da JCI ).

Local: Auditório Prata Tavares na Fundação Cultural Oswaldo Lima
Data: 04/03/2010 Horário: 09hs

Clientela:
Amigos e Parceiros do Projovem Adolescente Campos dos Goytacazes/RJ
Coordenações do Projovem Adolescente
Orientadores Sociais
Técnicos de Formação Especial
Técnicos de Referência dos CRAS
Programação
8h30min – coffee breack
09hs – Momento cultural
09hs15min- Formação da mesa principal com as autoridades presentes
09hs30min – Início da Palestra

terça-feira, 2 de março de 2010

PROJOVEM ADOLESCENTE E PETI RUMO À NASA



Os jovens foram acompanhados do diretor geral do Clube de Astronomia Louis Cruls e professor de Astronomia da Uenf, Marcelo Oliveira, e pela monitora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Tapera, Ana Martha Soares. Eles serão recepcionados, nos EUA, pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, que os levará à agência Jonhson Spacer Center, em Houston, primeiro centro da Nasa. Na base de Orlando, Flórida, em Cabo Canaveral, na maior base da Nasa, eles serão recepcionados pelo representante do Kennedy Space Center, Russel Romanella.

Fernanda e Jardel participam do Peti e Blenda e Romário são alunos do Projovem Adolescente, programas que assistem jovens em situação de vulnerabilidade social. Campos recebeu o reconhecimento internacional por promover o ensino e a popularização da Astronomia e da Astronáutica. Diversas atividades e pesquisas foram realizadas ano passado, quando se comemorou os 40 anos da ida do homem à Lua.

Alunos municipais em visita aos centros de pesquisa da Nasa



Quatro estudantes de escolas municipais de Campos receberam, na tarde desta quarta-feira (24), das mãos da Prefeita Rosinha Garotinho, passagens áreas para que embarquem, no próximo domingo (28), para os Estados Unidos da América, onde visitarão dois centros de pesquisa da Nasa. Fernanda Corrêa Trindade da Silva, 12 anos, da Terra Prometida; Jardel Lucas Maia Viana, 14, de Brejo Grande; Blenda Kelly Ferreira da Conceição, 15, da Pecuária, e Romário Lima da Silva, 15 anos, do Parque Aldeia, serão os únicos estudantes do Brasil a participarem da visita.

Para os jovens é um sonho, para a prefeita Rosinha Garotinho, uma demonstração de que todos, independente de situação social ou financeira, têm chance de alcançar seus objetivos. “A prefeitura não podia fechar os olhos e deixar uma oportunidade dessas passar sem privilegiar nossos jovens. Esses quatro estudantes foram selecionados, mas estão representando várias crianças e adolescentes que descobriram o gosto pela Ciência. Desejo a todos uma ótima viagem e um grande aprendizado”, concluiu a prefeita.

Projovem & Peti Itaperuna visitam a SMFAS Campos



A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social através do Programa Projovem Adolescente teve o prazer de receber a visita da Coordenação do Projovem Adolescente
e também a Coordenadora do Peti do município de Itaperuna/RJ na terça feira (23). O motivo principal foi a integração dos programas, numa soma de experiências que leva ao crescimento de programas sociais que são de grande importância para os municípios comprometidos com sua juventude cidadã.