quarta-feira, 23 de junho de 2010

II Festival de Esportes do Projovem Adolescente


Centenas de jovens participam neste sábado (26), no Ciep da Lapa, da primeira etapa do II Festival de Esportes do Projovem Adolescente/Campos, programa desenvolvido pela secretaria de Família e Assistência Social. Alunos de 19 coletivos do programa vão disputar as primeiras colocações em duas modalidades esportivas: handebol e futebol masculino e feminino.

A abertura do evento será às 8h, com o credenciamento e café da manhã para os competidores. As chaves serão definidas por sorteio, no início do torneio, que seguirá até às 16h. Entre os destaques, as equipes dos coletivos do Ciep da Lapa, Terra Prometida, Luís Sobral (Jardim Carioca) e Nelson Rebel (Travessão), que foram os melhores colocados no I Festival de Esportes do Projovem Adolescente/Campos, em dezembro do ano passado.

- A prefeitura vem apostando no esporte como uma atividade capaz de promover a inclusão social e a cidadania e, para esses alunos, com idade de 15 a 17 anos, torneios como esse são a oportunidade que muitos têm para demonstrar seu talento e serem descobertos - falou a Coordenadora de Esportes do Projovem Adolescente, Janina Déia, atuante na seleção brasileira durante 8 anos na Geração Bernardinho e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydnei/2000 e medalha de ouro dos Jogos Panamericano de Winnypeg/1999 - Canadá.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROJETO RECICLAGEM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVICO PÚBLICO


Aconteceu nesta quinta feira no Teatro de Bolso às 15h um treinamento e capacitação para jovens que se destacam em liderança em seus coletivos, sobre Coleta Seletiva e Preservação do Meio Ambiente.
Numa parceria feita com a Secretaria Municipal de Serviço Público, o Programa Projovem Adolescente estará desenvolvendo um Projeto sobre Reciclagem. O treinamento foi ministrado por Eduardo Parente, Coordenador de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Serviço Público e por Rodrigo de Souza, engenheiro da Vital Engenharia, firma responsável por toda logística da limpeza pública em nossa cidade.
“Nossos jovens serão multiplicadores, desenvolvendo um trabalho de cidadania, de sensibilização e conscientização de suas comunidades, através de panfletagem, distribuição de sacolas de lixo para os motoristas e outras ações direcionadas pela equipe da SMSP em prol de uma mudança de comportamento tão necessária para a preservação do meio ambiente”- disse Regina Pacheco, a Chefe de Divisão do Projovem.

sábado, 12 de junho de 2010

I Encontro das Famílias do Projovem Adolescente


Sexo seguro e prevenção às drogas foram temas debatidos nesta sexta-feira (11), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Custodópolis, durante o I Encontro das Famílias do Projovem Adolescente, realizado pela Secretaria de Família e Assistência Social. A Guarda Municipal participou com o projeto Missão de Paz e a Secretaria de Saúde com equipe do Programa DST/Aids.
Em uma sala do Cras, pais dos jovens de Custodópolis, que integram o Projovem, se emocionaram com a palestra ministrada pelo guarda Ribamar. Os adultos receberam informações sobre como expor aos filhos os riscos causados pelos entorpecentes e pelo tráfico, os sinais do uso de drogas e, ainda, como agir ou buscar ajuda, caso seja necessária.
Na varanda do Cras, na véspera do Dia dos Namorados, os adolescentes bombardeavam com perguntas a enfermeira Catherine Bernardo, do Programa DST/Aids, que orientava sobre o uso correto e indispensável da camisinha e as conseqüências provocadas pelas doenças sexualmente transmissíveis.
- Tanto os jovens como os adultos ainda têm muitos conceitos errados sobre sexo e prevenção de doenças, apresentam muitas dúvidas. É importante essa participação, pois eles questionam, debatem e nós esclarecemos as questões, para que eles não sejam expostos a uma DST ou à Aids ou, ainda, a uma gravidez precoce - disse a enfermeira, acrescentando que escolas, entidades e os Cras interessados na palestra podem encaminhar ofício ao programa para agendamento.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto Juventude em Ação


O Projeto Juventude em Ação teve início com a participação dos jovens do Coletivo de Dores de Macabu. Eles estiveram nesse final de semana no Cine Ritz do Shopping Avenida Vinte e Oito, para assistirem ao filme Homem de Aço, acompanhados do Facilitador Thiago Siqueira e da Orientadora Social Cacilândia Pinto.
Após assistirem ao filme os jovens fizeram um relatório de todo passeio para ser digitado durante a aula de Inclusão Digital.
“Esses momentos em que saímos para nos atualizarmos, participando de ações fora da escola, é por demais importante para nós, pois é quando nos atualizamos e vivenciamos os fatos que tomamos conhecimento pela mídia em nossa comunidade.” Disse um dos jovens empolgado com o passeio.

Parceria SEBRAE & Projovem – Curso “APRENDER A EMPREENDER”




Através de uma parceria entre o Programa Projovem Adolescente e o SEBRAE / Campos, toda a equipe do Programa está sendo capacitada com o curso “Aprender a empreender “ que faz parte do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor, o curso apresenta também a Cartilha do Empreendedor Individual, preparada pela Codemca, com orientações sobre direitos e deveres de micro empreendedores.
A grade curricular do curso abrange noções sobre “Direito Tributário”, “Direito Trabalhista”, “Plano de Negócio” e “Nota Fiscal”. Os participantes receberão certificados. O curso está sendo ministrado no Colégio Estadual Julião Nogueira, das 18h às 22h, com uma carga horária de 25 horas.
O objetivo da participação dos Orientadores Sociais é o repasse que será feito para os jovens e suas famílias no sentido de incentivá-los a se tornarem empreendedores individuais, valorizando as profissões diversificadas encontradas em suas comunidades e automaticamente o crescimento da renda familiar de cada jovem dos coletivos implantados em nosso município.

Representante da Confederação Brasileira de Vôlei visita Campos


A Coordenadora de Esportes do Projovem Adolescente, Janina Déia, medalha de ouro pela Seleção Brasileira de Vôlei no Pan-Americano de Winnipeg e bronze nas Olimpíadas de Sidney, junto com a Chefe de Divisão do Programa, receberam Carol Ghorayeb, promotora de Eventos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que esteve em nossa cidade, pelo motivo do município de Campos dos Goytacazes ter sido escolhido pelo Banco do Brasil para sediar na primeira quinzena de julho, dois jogos entre as seleções do Brasil e Itália de Vôlei Infanto-Juvenil Feminina.
Ghorayeb esteve visitando hotéis e estádios esportivos, confirmando que o município tem infra-estrutura para a realização do evento. Também esteve na Secretaria de Família e Assistência Social, para conhecer o trabalho esportivo que é desenvolvido pelo Programa Projovem Adolescente e ficou encantada com a qualidade que é oferecida aos jovens nas diversas modalidades esportivas e com isso teremos nossos adolescentes participando diretamente com a CBV nesses jogos, “A Confederação Brasileira de Vôlei abre espaço para adolescentes de projetos sociais, que trabalhem o esporte nesses eventos. Eles podem ajudar na recepção dos jogadores das seleções, na reposição de água, gelo, integrarem as equipes de boleiros que precisam, em média, de 14 pessoas por jogos. É uma oportunidade de acompanharem atletas e aprenderem mais”, disse Carol Ghorayeb.