quarta-feira, 28 de julho de 2010

Porão do Palácio da Cultura vira sala de projeção


O porão do Palácio da Cultura virou uma verdadeira sala de cinema e ficou lotado de estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, na tarde desta terça-feira (27). Foi o projeto Sessão Pipoca, uma mostra de filmes de animação, comédia, ação e aventura, que integra as atividades de férias de alunos do Projovem Adolescente/Campos, programa desenvolvido pela secretaria de Família e Assistência Social.

A garotada se divertiu, em duas sessões, com direito à pipoca e refrigerante. O primeiro filme exibido foi “Up - Altas Aventuras", dos estúdios Disney-Pixar, que se tornou a primeira animação a abrir um Festival de Cannes. O longa-metragem conta a história de Carl, um viúvo, vendedor de balões que, em um balão extraordinário, parte para uma aventura rumo à América do Sul, levando, sem perceber, um viajante clandestino, um escoteiro que decide ajudar o senhor na “empreitada”.

Na segunda sessão, foi exibido o filme Avatar, ficção científica de James Cameron, que apresentou nova tecnologia 3D, rendendo milhões de bilheteria no mundo inteiro. O filme narra a experiência do militar paraplégico Jake Sully, em Pandora, uma lua extraterrestre, onde ele consegue andar. Pelo programa Avatar, ele vai estudar as diferentes formas de vida e acaba convivendo com Navi, seres extraordinários.

Filmes de quarta (28) e quinta (29) – De acordo com a chefe de Divisão do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, os estudantes poderão escolher os próximos filmes a serem exibidos no Porão do Palácio da Cultura, na Sessão Pipoca, que segue até quinta-feira, das 13h às 17h. “São opções “O ladrão de raios”; “A Salvação”; Toy History III”, entre outros”, contou ela.

terça-feira, 27 de julho de 2010

SESSÃO PIPOCA


A Secretaria de Família e Assistência Social vai promover, desta terça (27) até quinta-feira (29), tardes de cinema para alunos do Projovem Adolescente/Campos. O Projeto Sessão Pipoca é uma mostra de filmes de animação, comédia, ação e aventura, que acontecerá no Porão do Palácio da Cultura, das 13h às 17h, e terá entrada franca também para estudantes de 15 a 17 anos de idade, da rede municipal de ensino. Os interessados devem procurar um dos 88 pólos do Projovem Adolescente do município.

A “Sessão Pipoca” começa com a exibição de “Up”, primeiro filme de animação a abrir um festival de Cannes. A animação arranca gargalhadas e lágrimas dos espectadores, com a história de um vendedor de balões, viúvo, que pode perder a casa e decide partir com sua residência, presa a milhares de balões, para uma aventura que ele e a falecida esposa sonharam por toda a vida.

Coordenador dos cursos de Mídias do Projovem Adolescente, Rodolfo Lins diz que o projeto é parte das atividades de férias dos alunos do programa, que já preparam, para o próximo semestre, um trabalho voltado para a produção de filmes curtos: “Filmes de apenas alguns minutos, com temas variados, que serão produzidos e dirigidos pelos alunos, que também atuarão neles”, informou o coordenador.

PROJOVEM CAMPEÃO DE TORNEIO DE FUTEBOL DE AREIA


Jovens selecionados de 10 coletivos atenderam ao convite do Coordenador de Esportes da FMIJ, Max , para participarem do Torneio de Integração da Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
Foram 3 dias de competições de futebol de areia, onde nossos jovens passaram por todas as etapas com uma final emocionante, dando um belo espetáculo de futebol, vencendo o adversário por 7 X 2.
“Um dos objetivos de nosso Programa é de elevar a auto estima de nossos jovens, o que vem a acontecer através desses convites que envolvem, integram e faz com que eles acreditem na realização de seus sonhos de conquistar um espaço no esporte profissional” – disse Janina Medalhista, Coordenadora de Esportes do Projovem Adolescente.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PROJOVEM ACOMPANHA AMISTOSO BRASIL X ITÁLIA


Várias autoridades de nosso município foram à Fundação Municipal de Esportes (FME) na noite desta sexta-feira (16) torcer pela Seleção Brasileira Infanto-Juvenil de Vôlei Feminina, que busca a revanche com a Seleção da Itália, e acompanhar o desempenho dos alunos do Projovem Adolescente, que foram escolhidos pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBF), enquanto participantes de projeto social, para atuarem na quadra como boleiros, tendo a chance de conhecer os atletas.

O prefeito assistiu à preparação das atletas adolescentes das duas seleções e viu os alunos do Projovem Adolescente/Campos ostentando a Bandeira do Brasil, durante a execução do Hino Nacional, com uma arquibancada que se recusou a cantar apenas a introdução do hino e emocionou os presentes no Ginásio Waldir Pereira.

- Isso é excepcional. É muito bom ver Campos se tornando um centro de referência em esportes e, isso, aliado ao reconhecimento dos trabalhos feitos através de projetos sociais. Dar visibilidade ao município com eventos esportivos, tendo o esporte como instrumento de desenvolvimento e inclusão social é bastante positivo. Em Campos, apenas no Projovem Adolescente, temos 1.760 alunos de 15 a 17 anos de idade, participando não só de atividades esportivas, mas culturais, artísticas e ter a chance de ver de perto esses atletas é uma felicidade - , disse o prefeito, que ganhou uma camisa com a marca do patrocinador oficial das seleções brasileiras de vôlei, o Banco do Brasil.

O vice-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Luiz Alberto Menezes (Neném), destacou o investimento que a prefeitura vem fazendo no setor. “Investir em esporte é investir em qualidade de vida. Temos trazido muitos espectadores para acompanhar os jogos realizados em nosso ginásio e temos grandes nomes despontado em várias modalidades esportivas”.

Referência do vôlei nacional, a Coordenadora de Esportes do Projovem Adolescente-Campos, Janina Déia, a atleta conhecida como Janina Medalhista, foi o contato da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) com a Secretaria de Família e Assistência Social e a Fundação Municipal de Esportes para realizar, em Campos, a disputa internacional entre as seleções infanto-juvenil de vôlei do Brasil e Itália. “A Prefeitura vai continuar a investir na sintonia entre a assistência e o esporte, áreas potenciais para a melhoria da qualidade de vida das comunidades menos favorecidas, especialmente, crianças e adolescentes”, concluiu o prefeito.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Palestra sobre Preservação das Matas e Aquecimento Global


Nessa terça feira foi realizada no Auditório da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima uma palestra para os jovens dos Coletivos de Dores de Macabu, Matadouro, Penha e IPS, com a Chefe de Preservação Ambiental do Instituto Estadual Ambiental – INEA, Vânia Maria Coelho, abordando os temas: Preservação das Matas e Aquecimento Global.
Os jovens assistiram uma apresentação de slides enriquecidos por fotos da fauna e flora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba – Mata do Carvão, onde será construída uma sede para pesquisadores e visitantes, com alojamento e auditório.
Foi uma tarde de enriquecimento cultural onde cada jovem saiu como multiplicador em sua comunidade, da necessidade da conscientização da preservação ambiental.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ATIVIDADES ECOLÓGICAS ENCERRAM COMEMORAÇÕES DO MEIO AMBIENTE


Cerca de 200 alunos de oito coletivos do Projovem Adolescente, da Secretaria de Família e Assistência Social, cumpriram uma programação bastante ecológica, desenvolvendo, na última semana, atividades de conscientização ambiental na praia de Farol de São Tomé e no distrito de Travessão de Campos. Com isso, eles fecharam os trabalhos do mês de junho.

Em Farol, alunos de quatro coletivos percorreram a orla da praia campista, com faixas e cartazes, distribuindo panfletos explicativos sobre a importância da preservação do meio ambiente e de espécies marítimas, como por exemplo, as tartarugas. Os adolescentes caminharam até à sede do Projeto Tamar, onde participaram de palestra com biólogos.

- Os alunos ficaram maravilhados com o desenvolvimento das tartarugas, conhecendo o ciclo de vida delas e o seu habitat. Eles ainda tiveram a oportunidade de acompanhar a soltura de uma tartaruga marinha da espécie Caretta Caretta, nativa da região, conhecida como Cabeçuda. Ela havia sido pega na rede de um pescador, que entregou o animal ao projeto. Foi colocada a identificação na Cabeçuda e ela foi devolvida ao mar - contou a bióloga do Projovem Adolescente, Nádia Regina da Silva.

Em Travessão, alunos de outros quatro coletivos percorreram o distrito, panfletando e distribuindo mudas. “Na praça principal, eles fizeram o plantio de árvores do tipo Bauhinia Variegata, conhecida como Pata de Vaca. É uma árvore exótica, que pode ter flores de coloração do branco ao roxo”, contou a chefe de Divisão do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, lembrando que os projetos contaram com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.