sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA NACIONAL DE LIMPEZA URBANA


Numa parceria feita com a Secretaria Municipal de Serviço Público, o Programa Projovem Adolescente participou hoje da comemoração pelo Dia Nacional de Limpeza Pública de um movimento de conscientização da população campista, no sentido de preservar nosso ambiente do lixo que agride o meio ambiente.
O Secretário Municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, antes do início do movimento fez uma reunião com os jovens oriundos de várias localidades, como Ibitioca, Sapucaia, Lagoa de Cima, Travessão e Morro do Coco, nesse momento ele colocou a importância desse movimento como ato de cidadania, assim como o a responsabilidade de cada um ali presente ser tornar um multiplicador em sua comunidade.
Tivemos a presença do Prefeito Nelson Nahim e do representante da firma Vital, responsável pela limpeza de nossa cidade, Coordenadores e Orientadores do Projovem Adolescente.
Nossos jovens já haviam passado por um treinamento realizado pelo Sr Eduardo Parente, Coordenador de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Serviço Público e por Rodrigo de Souza, engenheiro da Vital Engenharia, o que fez com que nossos jovens tornassem multiplicadores, desenvolvendo um trabalho de cidadania, de sensibilização e conscientização de suas comunidades, através de panfletagem, distribuição de sacolas de lixo para os motoristas e outras ações direcionadas por nossas Coordenações em prol de uma mudança de comportamento tão necessária para a preservação do meio ambiente”- disse Regina Pacheco, a Chefe de Divisão do Projovem.
No movimento hoje na Avenida Pelinca, os jovens monitorados por Coordenadores do Projovem Adolescente e pela equipe da SMSP, entregaram panfletos, sacolas de lixo e adubos para todos motoristas e para quem visitavam o stand.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CLUBE DAS MÃES – SUCESSO TOTAL!!!!


As mães dos jovens dos Coletivos de Tocos, fizeram na tarde de ontem (24), na EM Getúlio Vargas, onde o Programa Projovem Adolescente está implantado, uma exposição dos trabalhos confeccionados na Oficina de Artes.
As mães receberam o curso de flores em E.V.A. durante o mês de agosto, gerando renda para todas integrantes. Os organizadores do projeto foram os Professores Luiz Augusto e Gisele, que atuam como Orientadores Sociais do Programa.
“_Essa iniciativa surtiu efeito muito positivo e estamos por demais motivadas, pois além do estímulo de termos aprendido algo que vai nos ajudar na renda familiar, temos a oportunidade de participarmos junto com nossos filhos de um convívio saudável que o Projovem nos proporciona.” – disse uma das mães participantes da oficina.
Os próximos cursos serão de artesanato com caixas de MDF, flores EVA, decoupage, craquelê e aplicação de foto a laser.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COMO LIDAR COM O BULLYING - Seminário


A violência física ou psicológica praticada intencional e repetidamente contra pessoas que, por condições biológicas, emocionais, sociais ou culturais se apresentam como indefesas, foi tema do seminário “Como lidar com o bullying”, realizado pela Divisão do Projovem Adolescente-Campos, programa da secretaria de Família e Assistência Social nesta quinta-feira (19), no Teatro Municipal Trianon.

Bullying é um termo inglês usado para descrever atos de violência em que o agressor ou agressores exercem alguma forma de poder sobre a vítima ou vítimas. Estudos demonstram que o bullying ocorre em escolas, faculdades, no trabalho, em asilos, prisões, em ambientes em que há uma evidente estrutura de poder do agressor sobre a vítima. Os atos que provocam dor, humilhação, levam os agredidos ao isolamento, atingem a dignidade da pessoa.

O grupo de dança do Projovem Adolescente, Arte de Rua, abriu o evento, que integra o projeto “Projovem pela cultura da Paz. A apresentação do Coral de Libras da Apoe, Vendo Vozes, com 25 alunos surdos, com idades entre 10 e 20 anos, emocionou o público.
“É um assunto importante, pois estes jovens são diferentes, se comunicam com as mãos, todos freqüentam o ensino regular e muitos, inclusive, já foram vítimas de bullying. Garantir a acessibilidade desses alunos, a liberdade de expressaram é uma forma de impedir que elas sofram esse tipo de violência”, contou a regente do corla, Maryane Siqueira.

A psicóloga Luciene Mina alertou que os pais e professores devem ficar atentos à rotina e ao comportamento de crianças e adolescentes pois, no Brasil, estudos apontam que apenas 33% dos estudantes se sentem seguros na escola.






O médico Irineu Dias da Silva Filho diz que, comprovadamente, o bullying ocorre em todas as escolas e é preciso ficar atento, porque a vítima geralmente não tem coragem de relatar a agressão ou apontar o agressor.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Oficina: A Arte como Refúgio da Juventude



A equipe dos Orientadores Sociais do Programa Projovem Adolescente participou de uma Oficina de Artes ministrada pelas artesãs Márcia Valéria Teixeira Ramos e Genilcea Azeredo.
“-Nossos esforços em capacitar nossos Orientadores Sociais, além de torná-los multiplicadores nos coletivos, visam conscientizar, criar e gerar um melhor caminho de trabalhos, convivências e mobilizações culturais, sociais e ambientais no relacionamento harmônico entre os jovens e a natureza.” – disse a Chefe de Divisão do Programa, Regina Pacheco.
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Com esse objetivo a educação dos jovens é complementada juntos as famílias, oferecendo instrumentos que embasam o exercício da solidariedade com a vida comunitária, em comunhão ao meio-ambiente ecologicamente equilibrado na realização de uma sadia cidadania.