segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conferência da Juventude PJA


Foi realizada no dia 19 de julho, no Auditório do Palácio da Cultura, a primeira reunião de liderança do Projovem Adolescente, com o objetivo de conscientizar e discutir os principais avanços na construção de uma política nacional de juventude, numa prática ativa do protagonismo juvenil.
Um dos principais objetivos desse encontro de líderes dos diversos Coletivos implantados no município, foi prepará-los para a 1a Conferência Municipal da Juventude, que será realizada em 18 de agosto, das 8h às 19h, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.
Na ocasião serão debatidos diversos temas, tais como: Educação, Qualificação Profissional e Técnica; Segurança Pública, Álcool e Outras Drogas; Preconceito e Liberdade de Expressão, Bullying e Homofobia; entre outros.

RANCHEIRADA DA UNIÃO PETI & PROJOVEM


Cerca de dois mil jovens inseridos nos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Projovem Adolescente se reuniram nesta sexta-feira (22), numa tarde-noite de confraternização, na 1ª Rancheirada da União Peti/Projovem, no Ginásio do Americano Futebol Clube.
A Secretária da Família e Assistência Social se deliciou com o evento e curtiu junto com sua equipe da programação, participando da quadrilha, das brincadeiras nas barraquinhas e das danças folclóricas apresentadas.
A banda musical do Peti fez a alegria dos participantes. Além disso, houve apresentação de danças folclóricas, brincadeiras e muito mais. A secretária Izaura Freire, explica que as intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, como forma de aprendizagem, expressão, interação, sociabilidade e proteção social.
Em meio a brincadeiras, música e dança, os participantes puderam saborear as comidas típicas, mediante a entrega de tickets que foram distribuídos para os jovens e seus familiares. Ambos os programas são do Governo Federal, mas desenvolvidos em Campos pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.

O evento folclórico faz parte do eixo pedagógico norteador dos programas, que conta, ainda, com cursos, palestras, seminários, atividades esportivas e culturais. O Peti mantém hoje cerca de 1.800 inscritos e o Projovem cerca de 1.500, mas nem todos participaram da Rancheirada, levando-se em conta a distância dos pólos, espalhados pelos quatro cantos do município.

A locomoção dos jovens do Peti ficou por conta dos facilitadores das oficinas, que foram com ônibus da prefeitura apanhar os jovens em seus núcleos. Já os inscritos no Projovem Adolescente também foram com seus Orientadores Sociais.
Foi um dia cheio de momentos de plena alegria de nossos jovens e de total confraternização das equipes de trabalho dos Programas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

REALIDADES & DESAFIOS -UM ENCONTRO DE SUCESSO!!!


O II Encontro Regional do Programa Projovem Adolescente, realizado pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, foi aberto nesta quarta-feira, 06/07/2011, no Teatro Trianon, pelo vice-Prefeito Doutor Chicão, e a secretária Izaura Freire, com a presença de representantes dos municípios da região norte fluminense. O objetivo do evento é, após os debates e palestras, levar até ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os entraves na sua execução, comum a maioria das cidades que o desenvolve.

Doutor Chicão ressaltou a importância de Campos e cidades vizinhas estarem cientes da realidade do programa e começarem a cobrar das autoridades competentes a sua melhoria, numa conscientização de que, juntos, poderão conseguir muito mais. “Os municípios foram muito felizes ao realizar este encontro, como forma de discussão e melhorias. Temos mesmo que preparar nossos jovens para a explosão econômica que está acontecendo na região, para o primeiro emprego, entre outros”, afirma.

A secretária Izaura Freire fez questão de ressaltar a dificuldade em se discutir políticas públicas em outras esferas, o que é considerado pela secretária como tão importante quanto a execução do programa. “A própria descentralização trouxe mazelas. Vocês têm exemplo aqui hoje, a falta de um representante da União e do Estado para sentar com os municípios que executam o programa e tentar resolver os problemas, que não são poucos.
O evento contou também com a presença da psicóloga e senadora do JCI, Luciane Mina, que em sua palestra abordou o tema Determinação e Ousadia - o sucesso depende de nós. Tivemos também o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Humberto Fernandes, que fez parte da mesa de abertura e destacou a importância do encontro, que tem como tema Realidades e Desafios. “Importante esses encontros porque, na minha opinião, o jovem não é futuro. Ele é presente, é agora. O jovem hoje é presença em tudo, na política, no esporte, na informática, enfim, em diferentes campos. Daí a importância de se discutir melhorias para eles”, completou.

Ao final do dia, após palestras e debates, houve uma plenária para elaboração de um documento com os problemas enfrentados pelos municípios para execução do programa, que será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Estiveram presentes os municípios de São Fidélis, Conceição de Macabu, Carapebus, São Francisco do Itabapoana, Quissamã, São João da Barra e Cardoso Moreira. Além destes municípios, compuseram a mesa junto com o vice-prefeito e a secretária da Família e Assistência Social, o presidente da Fundação da Infância e Juventude, Mário Lopes, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Thiago Ferrugem e a Coordenadora do Projovem de Campos, Regina Pacheco.