domingo, 28 de agosto de 2011

1a CAPACITAÇÃO EM POLÍTICA PÚBLICAS E SEUS IMPACTOS


A 1a Capacitação dos servidores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Projovem Adolescente aconteceu no auditório da Faculdade de Direito de Campos. O encontro, com o tema “Políticas Públicas e seus Impactos”, foi presidido pela Secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, e contou com a participação do deputado federal Anthony Garotinho, que abordou o tema “Políticas Públicas e suas Perspectivas”. Segundo o parlamentar, os agentes sociais, sejam eles de qualquer natureza, têm que estar capacitados e que todas as políticas sociais são para diminuir a desigualdade social.

Um vídeo institucional foi exibido contendo informações como os programas Morar Feliz, que já beneficiou mais de 1.530 famílias; o Cheque Cidadão Municipal que atende cerca de 25 mil famílias; o Programa de Renda Mínima; o Bolsa Família; o Programa de Inclusão Produtiva e de Economia Solidária, além do Programa para Pessoas com Deficiência, que está sendo implantado.

A Secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, disse que este momento é único para falar sobre políticas municipais e suas aplicabilidades no dia-a-dia. “São vocês que trabalham diretamente com os usuários, na ponta, atuando como facilitadores sociais, orientadores, entre outros, é que devem conhecer todos os programas, não só da secretaria que atuam, mas como das outras, servindo até mesmo para orientar as pessoas com quem vocês trabalham, em caso de necessidade”, acrescenta a secretária.
No encerramento houve sorteio de brindes e apresentações culturais do Projovem Adolescente e do Peti.
Os encontros continuarão até outubro a serem realizados todas sextas feiras, às 14h no Auditório do Palácio da Cultura, culminando com a entrega dos certificados em 14 de outubro, data prevista para o término da 1a Capacitação em Políticas Púbilicas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projovem presente nas comemorações do Dia do Campo Limpo


Os jovens participantes dos Coletivos de Travessão de Campos e a equipe de Coordenação do Programa estiveram no dia 18 de agosto participando de um lauto café da manhã, oferecido na localidade de Ribeiro do Amaro, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por ocasião do Dia Nacional do Campo Limpo.
A comemoração da data teve como iniciativa unir escolas, agricultores, distribuidores, indústrias e autoridades para levar as comunidades à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

O Dia Nacional do Campo Limpo é uma data significativa para toda educação ambiental. O programa, que trata de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, celebra os resultados do modelo de gestão de resíduos sólidos em prática há 10 anos e que é referência no Brasil e exemplo para o mundo, onde 94% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas comercializadas, anualmente, são destinadas corretamente.

Pela primeira vez, em Campos, podemos receber o Mascote do Dia do Campo Limpo, Olímpio, que acompanhou todo evento interagindo com as palestras e vídeos mostrados no local.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE ESPORTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE


A equipe de esportes do PJA, coordenada por Janina Deia, medalhista ouro da modalidade vôlei, esteve participando de capacitação, a Expo Soccer 2011, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, na sala de projeções do Cine Araújo, no Shopping Boulevard. O evento foi realizado por Mercatto Sports Business.
Com o objetivo de compartilhar experiência e atualização do mercado esportivo, a Expo Soccer trouxe para Campos grandes nomes do futebol brasileiro no ramo de negócios.

O evento, que teve a co-produção da Quatro Ventos Produções, foi dividido em quatro segmentos: Ciclo de Palestras, Louge da Bola, Mesa Redonda e Feira de Negócios. Entre os palestrantes se encontraram os presidentes do Flamengo e Botafogo, Patrícia Amorim e Maurício Assumpção, assim como, José Carlos Brunoro, maior nome no marketing esportivo do Brasil.
O objetivo da capacitação dos profissionais de esporte do Projovem Adolescente, além de trocar experiências esportivas e se especializar na área de marketing esportivo, foi a busca de um embasamento maior em áreas específicas, para poder oferecer aos jovens mais qualidade no atendimento nos coletivos distribuídos por todo município, atendendo assim a meta de popularidade do governo em todo território de Campos.

Uma vez que os nossos professores estejam capacitados e preparados para atuarem em nosso programa teremos um trabalho de qualidade para estarmos apresentando a população campista, disse a Coordenadora Janina, após ter sido enaltecida publicamente por Brunoro.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

1ª Conferência Municipal do Projovem Adolescente


A 1ª Conferência Municipal Projovem Adolescente foi realizada com a participação de 250 jovens líderes, representantes das diversas comunidades participantes do Programa. Após o credenciamento que se deu através da assinatura do livro de presença, teve a composição da mesa com as autoridades presente: o vice-presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Sr. Paulo Ricardo; a Vice Diretora do Departamento da Juventude, Sra Lidiane Amorim; o Assessor Técnico de Projetos do Departamento da Juventude, Sr Maycon Morais, a Técnica do Cras da Chatuba, Sra Cláudia Márcia de S. Sobrinho; Débora Aparecida representando a equipe de Orientadores Sociais e o adolescente Luiz Felipe Gomes representado os demais jovens ali presentes.

Logo após a composição da mesa de autoridades, foi apresentado um clip dos jovens dos diversos Coletivos do município, tendo por fundo o Hino Nacional. Em seguida foi montado os grupos para que pudessem discutir e posteriormente serem votados os temas.

Minutos antes da votação os jovens foram provocados a definirem Políticas Públicas com o objetivo de despertar nos mesmos o interesse por políticas voltadas para a juventude e envolver jovens lideranças no debate sobre caminhos para melhorar a vida dos adolescentes , bem como estimular a formação e fortalecer a atuação de grupos organizados de adolescentes, qualificando a participação dos mesmos em espaços de discussão sobre temas que afetam as suas vidas, fomentando ainda, a capacidade de propor e discutir democraticamente assuntos sobre questões das realidades vivenciadas por eles e da sociedade a qual pertencem.

Temas abordados:
Educação: qualificação profissional e tecnológica
Segurança Pública
Álcool e outras drogas
Preconceito e liberdade de expressão: Bullyng e homofobia

Além dos temas abordados houve o momento do temas livres para o levantamento de demandas relacionadas à garantia dos seus direitos na área de promoção da cidadania.

Temas propostos pelos jovens:
- Capacitação profissionalizante para juventude
- Passe livre para os jovens participantes do Programa Projovem Adolescente
- Bolsa Auxilio como contrapartida municipal para o Programa
- Uniformes
- Implantação de Escolas Técnicas no Município

Delegados eleitos para representar o PJA na 2a Conferência Municipal da Juventude em 15/09/2011 na Câmara Municipal:
- Luiz Felipe Gomes ( Coletivo do Parque São Jorge)
- Marcos Vinicius Tomaz Gomes ( Coletivo do Jardim Carioca)


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1ª Conferência Municipal do Projovem Adolescente


A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Projovem Adolescente, realiza amanhã (quinta-feira, 04), a partir das 13h, a 1ª Conferência da Juventude PJA. O evento acontecerá no auditório do Palácio da Cultura, reunindo jovens líderes que representam suas comunidades.

O encontro será um convite de diálogo, uma provocação à inquietação critica que movimenta a juventude na busca de construção de alternativas criativas, coletivas e que aprofundem a conquista e a ampliação dos direitos da juventude e da sociedade num todo. “Estaremos promovendo um debate saudável de idéias, para que seja possível garantir a pluralidade que marca este período de vida de cada jovem presente no evento”, explica a coordenadora do Projovem, Regina Pacheco.

Entre os temas a serem debatidos, estão “Educação, qualificação profissional e tecnológica”, “Segurança pública, álcool e outras drogas”, “Preconceito e liberdade de expressão, bulling” e “Homofobia”. Regina Pacheco explica que essa 1ª Conferência é preparatória para a 2ª Conferência, que será realizada no próximo dia 18. E, ainda, para as conferências regional, estadual e nacional, que acontecerão no decorrer deste ano.