terça-feira, 20 de setembro de 2011

Com o intuito de informar e conhecer os pontos turísticos os jovens dos ‘Coletivos’ de Sapucaia e Cantagalo tiveram uma aula bastante lúdica sobre pontos geográficos da cidade, a começar pelo ponto mais alto da cidade no contexto urbanístico da cidade, no qual se inclui o prédio da Câmara, antigo Fórum, o próprio Liceu e a residência de Dona Finazinha Queiroz, a conhecida Vila Maria”. Em seguida o tour seguiu pela orla do Rio Paraíba do Sul onde os estudantes de geografia do IFF, Vinícius Santos lima, Michelle Nunes, Camila Santos e Zilanda Barreto, instigaram os jovens com perguntas tais como, o seu percurso, a sua importância como fonte de sustentação hídrica do Canal Campos x Macaé. E para encerrar o percurso tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto a Lagoa do Vigário no Distrito de Guarus.
A 1ª Semana Ecológica tem como objetivo juntar as datas comemorativas ambientais em um só evento, para poder chamar a atenção da população para a educação ambiental, conseguindo a conscientização da população, visando à sustentabilidade. A população encontrará no local do evento, doações de mudas nativas e frutíferas, teatro, dança, orquestras, artesanatos, exposições ambientais e distribuição de cartilhas educacionais. - Com a aula de campo em parceria com a “Sala Verde Campos” – IFF, conseguimos passar a educação ambiental de uma forma diversificada, onde eles conheceram ao vivo o que estão aprendendo nas palestras”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Frederico Paes.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1ª Semana Ecológica no Jardim São Benedito

A abertura da 1a Semana Ecológica aconteceu hoje no Jardim São Benedito, numa manhã transbordante de luz que emanava das flores pela proximidade da primavera. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através de seu secretário, Sr Frederico Paes, e a equipe de Educação Ambiental, liderada por Ana Paula Sá Teixeira, recepcionou autoridades representantes das outras secretarias que foram prestigiar o evento. O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade, sendo assim não poderiam deixar de ser temas a serem focados durante a 1a Semana Ecológica. Cuidar do meio ambiente deve fazer parte de nosso dia-a-dia e eventos como esse é de extrema importância, pois leva à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. – disse a Coordenadora do Projovem Adolescente que estará se apresentando durante toda semana com apresentações culturais e expondo seus trabalhos artesanais de materiais reciclados. Amanhã os jovens dos Coletivos de Sapucaia e do Carvão estarão participando de um city tour que culminará com uma aula na orla do rio Paraíba do Sul, ministrada por uma equipe do IFF. A “1ª Semana Ecológica” tem como objetivo juntar as datas comemorativas ambientais em um só evento, para poder chamar a atenção da população para a Educação Ambiental conseguindo a conscientização de toda população, visando à sustentabilidade da nossa cidade.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1a SEMANA ECOLÓGICA – PJA E MEIO AMBIENTE

A Secretaria da Fmília e Assistência Social recebeu hoje à tarde, as Assessoras Operacionais de Educação Ambiental, Gerusa Nascimento e Andreia Porto, para que num encontro bastante produtivo com as Coordenações do Programa Projovem Adolescente, fossem determinadas as atividades culturais do Programa que serão apresentadas durante a 1a Semana Ecológica, que acontecerá de 19 a 23 de setembro, no Jardim São Benedito.
Na reunião foi apresentada uma poltrona confeccionada com garrafas peti, pelas Facilitadoras de Artesanato do Projovem, Genilceia e Márcia Valéria, com o objetivo de apresentar um dos produtos que estão sendo construídos nas oficinas de reciclagem, oferecidas aos jovens dos diversos coletivos implantados em nosso município. O Projovem Adolescente estará se apresentando durante toda Semana Ecológica com apresentações de grupos de street dance, axé e hip hop, assim como exposição de trabalhos artesanais.

VERÃO 2012 - ATIVIDADES ESPORTIVAS

A Fundação Municipal de Esportes realizou em sua sede na tarde de ontem um encontro com representantes de várias Secretarias municipais, com o objetivo da elaboração da programação esportiva do Verão 2012 a ser realizada na praia de Farol de São Thomé. A abertura das festividades acontecerá no dia 07 de janeiro de 2012 com grandioso evento envolvendo crianças, jovens e idosos em diversificadas atividades. O Programa Projovem Adolescente estará participando ativamente com todos os jovens pertencentes aos Coletivos da baixada campista, nas modalidades de futebol de areia, vôlei e remo. Teremos uma vasta programação esportiva para o verão de 2011, com a participação das Secretarias: Esporte, Família e Assistência Social, Cultura, Educação, Fundação Zumbi dos Palmares, Turismo e FMIJ.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJOVEM ADOLESCENTE E MEIO AMBIENTE - SEMANA ECOLÓGICA

A Secretaria da Família e Assistência Social, através do Programa Projovem Adolescente, esteve em reunião na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para serem traçadas as atividades a serem desenvolvidas na Semana Ecológica que estará acontecendo na Praça São Salvador de 19 a 23 de setembro. O Projovem Adolescente durante toda a Semana estará participando com apresentações culturais e artesanais, com os grupos de dança do Ciep Custódio Siqueira, Aeroporto, como também dos jovens dos Coletivos de Donana e Tocos. Além da Semana Ecológica, a reunião tratou de assuntos referentes à organização de exposição de artesanato, material reciclado para decoração de ambientes, a ser realizada em Farol de São Thomé. Estiveram presentes na reunião Ana Paula Sá Teixeira, Chefe do Departamento de Educação Ambiental, Gerusa Nascimento, Assessora Operacional de Educação Ambiental, Regina Pacheco, Coordenadora do Projovem Adolescente e Nádia Silva, Bióloga e Coordenadora Pedagógica do Programa. Os jovens dos Coletivos da baixada campista também estarão em destaque nas comemorações do Festival do Camarão, a ser realizado em final de outubro, na praia de Farol de São Thomé, onde estarão se apresentado com números de street dance, rap e outras atividades culturais.