sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CAPACITAÇÃO PROJOVEM - CLUBE BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS



       Facilitador de Esportes do Projovem Adolescentes - Alcimar Costa em Capacitação no Botafogo. 
Projovem sempre em busca de novidades para o crescimento dos Jovens. 



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Oficinas na casa "Arte no Farol"



Cascas de ovo, bagaço de cana-de-açúcar, fibra de bananeira, retalhos de malha, sacolas plásticas e CDs. Todo este material que, antes, se tornava inútil, agora, se transforma em artesanato na casa Arte no Farol, criada pela Secretaria da Família e Assistência Social. Neste espaço, são oferecidos diferentes cursos e, através da criatividade das artesãs, se transformam em belas peças de alto valor comercial.
Segundo a instrutora, Maria Jocinete de Azeredo Elias Barreto, os cursos de inclusão produtiva do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), são oferecidos, diariamente, das 9h às 17h, uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Programa de Atenção Integral à Família (Paif). “Utilizamos materiais que seriam jogados fora e, também, recursos da natureza e estes produtos acabam tendo custo zero”.
A instrutora informa que, entre os produtos confeccionados, estão roupas, acessórios, almofadas, enfeites domésticos, cintos, carteiras, entre outros. “A gente aproveita retalhos de malha, sacolas plásticas, fibra de bananeira e bagaço de cana para confeccionar os produtos que geram renda para a família”, informa Maria Jocinete, acrescentando que as peças também foram expostas durante o Fashion Business, realizado este mês no Rio de Janeiro.
Em outra área da casa, oficinas do Projovem Adolescente, também, são realizadas. Entre elas, estão as de decoupage em telha e telhado, falso jateado, flores em EVA, bolsa-toalha, sofás de garrafas pets, entre outros. Para os sofás, por exemplo, ele explica que chegam a ser utilizadas 180 garrafas pet. De acordo com o instrutor Guto Souza, os cursos são recomendados, também, como terapia. “Os cursos são recomendados tanto para terapia como para fonte de renda”, disse Guto.

Férias Radicais



Projovem Adolescente tem como objetivo oferecer opções de lazer que preencham o tempo livre dos adolescentes, de forma prazerosa e, ao mesmo tempo, construtiva. Tudo isso por meio de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas. Assim, o Projovem está realizando colônia de férias em várias localidades e distritos, além da área central.

Cerca de 600 estudantes de 40 coletivos estão participando de atividades de street dance, axé,manobras de skate, pintura, escalada na parede e recreação aquática. As atividades estão acontecendo no Sesc, das 13 às16h, de terça a quinta-feira.

As ações de recreação fora da área central percorrem os núcleos de Baixa Grande, Donana, Goytacazes, Saturnino Braga, Poço Gordo, entre outras. As atividades acontecem na arena poliesportiva e na Casa Farol com Arte. São gincanas, brincadeiras, oficinas diversas e atividades recreativas.

Todos esses coletivos estão sendo atendidos de terça a sexta-feira, na Colônia de Férias do Farol de São Thomé, das 13h às 17h, com futebol de areia, vôlei de praia, frescobol e oficina de artesanato.

As crianças do distrito de Morro do Coco, Santa Maria e Conselheiro Josino também estão dentro da programação de Colônia de Férias. Cerca de100 adolescentes participam de atividades recreativas, das13h às17h.

De acordo com chefe da Divisão do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, o objetivo é oferecer esporte, lazer, cultura, não deixando espaço para os jovens entrarem na vulnerabilidade social e, conseqüentemente, atrair novos jovens para o programa.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grande procura nas oficinas "Arte no Farol"





Tem sido grande a procura pelas oficinas do Projeto Arte no Farol, que a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social realiza diariamente na praia campista, com o intuito de ensinar diversas modalidades de trabalhos manuais. Para muitas famílias, o aprendizado nas oficinas tem tornado uma nova fonte de renda.

As oficinas funcionam dentro do Programa de Inclusão Produtiva, o Serviço de Convivência de Vínculos (Peti) e o Projovem Adolescente e os trabalhos são realizados no local onde funcionou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras). No local funciona ainda o Peti, onde as crianças podem aprender várias atividades manuais, durante todo o dia, favorecendo ainda as mães, que podem se dedicar exclusivamente às oficinas, enquanto os filhos são atendidos no mesmo local.

O Projovem funciona às terças, quartas e quintas-feiras, no horário das 9h às 17h, e já atingiu um público de 110 participantes, espalhados pelos 12 cursos oferecidos. No local as pessoas podem aprender a manusear bolsas, toalhas, areia colorida, montagem de arranjo, decupagem, jateado, bisqui, eva, decoração em garrafa pet, cartonagem, concha e biju, chaveiros e flores. ‘A procura tem sido grande e a repercussão não poderia ser das melhores”, afirmou a instrutora Janete Basílio.

No Peti, em média dez crianças de 6 a 10 anos tem participado do projeto, com pintura facial, desenhos, jogos, brincadeiras à beira mar e até mesmo aulas de capoeira. No Cras, a programação não é diferente e cerca de 70 pessoas vem participando regularmente das oficinas de customização, bordado livre, tricô e crochê de dedo, reciclagem de papelão, fibra de bananeira e bagaço da cana.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Creas Sobre Rodas





Uma  equipe formada por 50 profissionais, entre advogados, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos,  facilitadores , orientadores  e alunos do PROJOVEM entre outros, atuaram  neste sábado (21), na Praia do Farol de São Thomé,  com o “Creas Sobre Rodas”.  Essa é uma ação de prevenção e conscientização, para orientar os pais e responsáveis a não deixarem seus filhos ingerirem bebidas alcoólicas, entre outras drogas. Durante quatro semanas a equipe de profissionais estará atuando na praia campista.
 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem como objetivo, fortalecer as redes sociais de apoio à família e contribuir no combate ao estigma e preconceito, assegurando a proteção social imediata no atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência. Visando à integridade física e mental e social, prevenindo o abandono e a institucionalização, fortalecendo os vínculos familiares a e capacidade protetiva da família.
 - A proposta é levar esse serviço de informação aos locais distantes dos municípios, através de informações aos moradores e veranistas da praia campista e, também, os usuários que são atendidos pelos serviços do Crea - disse a diretora do Departamento de Proteção Especial e Social, Anne Caroline Cardoso.
De acordo com a Secretária da Família e Assistência, Izaura  Freire, essa ação se insere no slogan, “Violação de Direito. Não se Cale”. Ele tem como objetivo principal, realizar a busca ativa de situações de violação do direito, especialmente contra crianças, adolescentes e mulheres. Além de, ainda, chamar a atenção da comunidade local e turistas sobre a violência praticada contra esse público alvo.
Segundo o  Sargento  Edison dos Santos, do 8º Batalhão de Policia Militar, esse trabalho vai contribuir bastante para o trabalho desenvolvido no município, por conta do aumento da população flutuante que aparecer neste período de verão. O índice de alcoolismo, droga e prostituição infantil, segundo ele, aumenta bastante nesse período e esse trabalho de conscientização vai contribuir para o atendimento e solicitação que se tem no dia a dia.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Arte no Farol


Moradores e veranistas da praia de Farol de São Tomé podem contar, a partir de agora, com mais um espaço para desenvolverem suas habilidades manuais através de cursos, além de recreação para jovens. Trata-se da casa, denominada Arte no Farol, na avenida principal, próximo ao palco oficial. O Arte no Farol foi inaugurado neste domingo (15), pela Secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, além de outros secretários e equipe de trabalho.


Na casa, onde funcionou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras),  serão desenvolvidas oficinas e minicursos do Programa de Inclusão Produtiva, além de atendimentos do Serviço de Convivência de Vínculos (Peti) e do Projovem Adolescente.


Os cursos fazem parte da programação do Verão 2012 e começam na nesta segunda-feira (16), funcionando das 9h às 21h, de domingo a domingo. Após o verão, a casa vai funcionar normalmente com diferentes cursos do Programa de Inclusão Produtiva.


As inscrições para as oficinas e cursos podem ser feitas no local e os interessados devem levar cinco garrafas pet vazias e limpas, sem rótulo. No local, também, estão sendo feitas inscrições para a Colônia de Férias do Projovem Adolescente.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Enchentes!


Pois é gente, agora a coisa ficou feia  mesmo! Com as fortes chuvas costumeiras de verão, grandes volumes de água vem pelos rios Pomba, Paraíba do Sul e outros afluentes que se ligam ao Paraíba do Sul.. Bom, o fato é que com muita água, algumas localidades simplesmente submergem e muita gente que vive a beira dos rios se encontram em perigo constante. Nós do PROJOVEM ADOLESCENTE não poderíamos ficar parados e interrompemos nossa Colônia de Férias  para ajudar as vítimas das enchentes.