quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Consultora do MDS visita PJA


O Programa Projovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria da Família e Assistência Social, recebeu nesta terça-feira (28), a visita da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Nínive Fonseca Machado. 
Campos dos Goytacazes foi um dos 10 municípios escolhidos para esse levantamento no país. Participaram da pesquisa  gestores e coordenadores do programa onde todos puderam optar com sugestões de melhorias no atendimento nos 36 núcleos espalhados no município.
Durante sua visita a consultora realizou uma reunião de gestão com a presença da Diretora do Departamento de Proteção Básica, da Superintendente de Gestão Suas e toda Coordenação do equipamento. No outro dia se reuniu com todos Orientadores Sociais e Facilitadores de Oficinas, para relatos de experiências e reivindicações. Mais tarde visitou os Cras do Jardim Carioca e de Custodópolis e terminou sua visita indo aos Coletivos para interagir com os jovens e Diretores das escolas onde os mesmos estão implantados.
De acordo com Coordenadora Geral do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, é muito gratificante saber que o programa é desenvolvido na Secretaria da Família e que foi o escolhido no Estado do Rio de Janeiro como referência positiva em desenvolvimento e atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social.

- Durante as pesquisas nossos profissionais puderam elucidar dúvidas existentes em relação ao desenvolvimento da metodologia, uma vez que o município de Campos é comprometido em atender as determinações do MDS, sendo referenciado como desenvolvimento de muito sucesso - concluiu a coordenadora do Projovem de Campos, Regina Pacheco.

Segundo a consultora Nínive Fonseca Machado, o MDS a contratou para visitar dez municípios que desenvolvem atividades com os jovens de maneira positiva. Além disso, a ideia é ouvir a todos sobre as experiências das atividades desenvolvidas nos equipamentos.
O Projovem AdolescenteServiço Socioeducativo é, por sua vez, coordena-do pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Atende jovens dos 15 aos 17 anos, provenientes de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), ou em situação de risco ou vulnerabilidade social, encaminhados pelos programas e serviços de Proteção Social Especial (PSE) ou, ainda, sob demanda dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sonho de adolescentes realizado no Concurso do Projovem

“Ganhar o concurso foi uma sensação maravilhosa. Vou me esforçar, aproveitar todos os cursos e me dedicar a esta carreira. Entre tantas garotas bonitas, eu não esperava ganhar o primeiro lugar. É mesmo um sonho!”. A declaração é de Laiz Viana, de 16 anos, do coletivo de Travessão e vencedora do III Concurso Garota e Garoto Projovem Adolescente. O programa é desenvolvido pela Secretaria da Família e Assistência Social. Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou para Michel Silva, de 17 anos, do coletivo da Tapera.

O evento aconteceu no  Teatro Municipal Trianon. Este ano, o tema do Concurso foi “Amor e Caos”. Uma festa que marcou a vida de 37 adolescentes que participaram do concurso. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus, brindes, bicicletas, DVDs e celulares.

Antes de abrir o desfile, a coordenadora do programa, Regina Pacheco, destacou a importância do evento para unir as famílias e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidade aos jovens que no Programa têm acesso a várias atividades que auxiliam na formação pessoal e profissional. Na plateia, familiares e amigos dos candidatos, além das torcidas representando os diversos núcleos do município.

O evento, sob a direção do estilista Nelcimar Pires, reuniu jornalistas, colunistas sociais, estudantes, empresários, profissionais liberais e comunidade em geral, numa tarde de beleza e música. E, ainda, contou com participação de dez modelos, que desfilaram com acessórios como bolsas, carteiras, colares, pulseiras e brincos, tudo fabricado com fibra da bananeira, papel jornal e tampa de garrafa Peti. O material apresentado foi confeccionado pelas usuárias que fazem parte dos Cursos do Programa de Inclusão Produtiva, também desenvolvido na Secretaria da Família e Assistência Social, assim como também houve a participação de lojas como Mania D'Água e Chicri Sport lançando suas coleções de primavera/verão 2012, representadas por modelos profissionais.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

III Concurso Garota e Garoto Projovem Adolescente

Com objetivo de valorização da auto-estima dos jovens participantes de todos os coletivos do município, o  Projovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria da Família e Assistência Social, estará promovendo no próximo dia 21, às 14h, no Teatro Municipal Trianon, o III Concurso Garoto e Garoto Projovem. Este ano o tema do evento será “Amor e Caos”.

Cerca de 20 meninos e 20 meninas estarão participando. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus, brindes, bicicletas, DVDs e celulares. De acordo com a diretora de cerimonial e eventos, Nayne Tamy, o concurso tem como objetivo, resgatar a auto-estima dos jovens e valorizá-los, além de descobrir talentos.

- Escolhemos o tema “Amor e Caos” para enfatizar o participante que felicidade não é para quem grita mais alto e, sim, para aqueles que sorriem - finalizou Nayne Tamy.

Durante o evento haverá participação de dez modelos, que desfilarão com acessórios como bolsas, carteiras, colares, pulseiras e brincos, tudo fabricado com fibra da bananeira, papel jornal, tampa de garrafa Peti. O material a ser apresentado é confeccionado pelas usuárias que fazem parte dos cursos do Programa de Inclusão Produtiva, também desenvolvido na Secretaria da Família e Assistência Social.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Capacitação para Orientadores Sociais e Coordenadores

O Sistema de Acompanhamento de Gestão do Projovem Adolescente (Sisjovem), da Secretaria da Família e Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (8) uma capacitação com os profissionais que desenvolvem atividades nos coletivos implantados no município. Cerca de 40 Orientadores Sociais e Coordenadores participaram da capacitação.

De acordo com o técnico responsável do Sisjovem, Rogério Aguieiras, essa é a primeira capacitação para o preenchimento de dados do sistema e todos os profissionais responderão um questionário onde os dados coletados serão enviados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Assim, todas as etapas dos trabalhos desenvolvidos no município serão enviadas ao órgão. Esse questionamento acontecerá duas vezes por ano.

A capacitação visa contribuir para a qualificação dos profissionais do Projovem Adolescente, identificando os principais desafios que se colocam frente à implementação do serviço, bem como as boas práticas capazes de avançar no sentido da superação das dificuldades identificadas.

O Sisjovem possibilita o acompanhamento on-line da gestão do programa e fornece aos gestores do governo informações detalhadas e consolidadas sobre a execução de todos os aspectos deste serviço socioeducativo como, por exemplo, a freqüência.

- A capacitação habilita os orientadores sociais do Projovem Adolescente no correto preenchimento e utilização, de modo a conhecerem as diversas funcionalidades e regras do sistema, potencializando a gestão preventiva do serviço desenvolvido nos coletivos – finaliza o técnico responsável.