terça-feira, 20 de outubro de 2009

1° Seminário de Protagonismo Juvenil Projovem Adolescente Campos dos Goytacazes




O Programa Nacional de Inclusão de Jovem (Projovem) realizou, neste sábado (3), o "Ação Jovem, Conexão Futuro", 1º Seminário Municipal de Protagonismo Juvenil do Projovem Adolescente. O evento está sendo realizado no Teatro Municipal Trianon e tem a finalidade de apresentar os projetos realizados por cerca de mil jovens durante os nove meses deste ano. Também foram apresentados trabalhos sócio-educativos realizados por cerca de mil alunos.
O evento foi aberto pelo vice prefeito de Campos, Francisco Oliveira, o Doutor Chicão, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, e contou com a presença da representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), assessora do Departamento de Proteção Básica, Cristiana Gonçalves de Oliveira; do Secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira; e das Secretárias de Educação, Joilza Rangel, e de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro.
A abertura do evento ficou por conta da apresentação do coral do distrito de Travessão, com a fala dos membros da mesa e apresentação do contador de história, Roberto Carlos Ramos, que ministrou a palestra "O Valor de Um Sonho".
O Projovem Adolescente, coordenado por Regina Pacheco, atende atualmente, em Campos, 1425 jovens. Eles recebem instrução sócio-educativa em 57 coletivos (escolas públicas onde são desenvolvidas as atividades do Projovem). A representante do MDS ressaltou que o ministério iniciou um processo de avaliação da execução do projeto no país e que Campos foi a primeira cidade do Brasil a ser visitada.
Ela ressaltou ainda que o MDS não tem programação fechada para a aplicação do Projovem, porque cada estado tem a sua particularidade, mas disse que Campos tem atingido as metas do Ministério. "A proposta do MDS com o Projovem é fazer com que o jovem seja protagonista da sua vida. Campos está atendendo à expectativa e tem sido um dos destaque do Estado do Rio Janeiro", ressaltou a assessora.
O Secretário de Família e Assistência Social relatou que o Projovem está sendo um grande aliado na inclusão social de jovens em situação de risco. Ele acrescentou ainda que, por meio da parceria com o Governo Federal e do apoio da prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, está prevista a implantação de mais dois programas em Campos: o Projovem Trabalhador e o Projovem Urbano. Ambos têm como finalidade oferecer cursos profissionalizantes para os jovens e inseri-los no mercado de trabalho.
"A meta é atender cerca de 3500 jovens. Será um grande desafio para o município, mas assim como está o sucesso Projovem adolescente, teremos êxito nos outros dois, que já estão em fase de implantação", encerrou Henrique Oliveira.
A programação continuou durante o dia, com apresentação de projetos de intervenção social, elaborados pelos próprios jovens; apresentação de Street Dance dos coletivos da Baleeira e da Escola Municipal 29 de Maio; Banda de Fanfarra, entre outras apresentações.

Nenhum comentário: