sábado, 12 de junho de 2010

I Encontro das Famílias do Projovem Adolescente


Sexo seguro e prevenção às drogas foram temas debatidos nesta sexta-feira (11), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Custodópolis, durante o I Encontro das Famílias do Projovem Adolescente, realizado pela Secretaria de Família e Assistência Social. A Guarda Municipal participou com o projeto Missão de Paz e a Secretaria de Saúde com equipe do Programa DST/Aids.
Em uma sala do Cras, pais dos jovens de Custodópolis, que integram o Projovem, se emocionaram com a palestra ministrada pelo guarda Ribamar. Os adultos receberam informações sobre como expor aos filhos os riscos causados pelos entorpecentes e pelo tráfico, os sinais do uso de drogas e, ainda, como agir ou buscar ajuda, caso seja necessária.
Na varanda do Cras, na véspera do Dia dos Namorados, os adolescentes bombardeavam com perguntas a enfermeira Catherine Bernardo, do Programa DST/Aids, que orientava sobre o uso correto e indispensável da camisinha e as conseqüências provocadas pelas doenças sexualmente transmissíveis.
- Tanto os jovens como os adultos ainda têm muitos conceitos errados sobre sexo e prevenção de doenças, apresentam muitas dúvidas. É importante essa participação, pois eles questionam, debatem e nós esclarecemos as questões, para que eles não sejam expostos a uma DST ou à Aids ou, ainda, a uma gravidez precoce - disse a enfermeira, acrescentando que escolas, entidades e os Cras interessados na palestra podem encaminhar ofício ao programa para agendamento.

Nenhum comentário: