quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Campeonato de Foguete de Ar com grandes nomes da Astronomia


O município de Campos recebeu esta semana as maiores autoridades da área da astronomia do Brasil e do exterior. A primeira mulher turista espacial, Anousheh Ansari; o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes; a maior referência na área de astronomia do Brasil, Ronaldo de Freitas Rogério Mourão; o presidente do Clube de Astronomia de Campos, Marcelo de Oliveira participaram nesta quarta-feira (10) do 1º Campeonato de Foguete de Ar.

O evento foi organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e patrocinado pela Prefeitura de Campos com o objetivo de promover encontro entre grandes personalidades da astronomia, alunos da rede pública, jovens do Projovem Adolescente e do Peti, com o objetivo de despertar o interesse pela astronomia.

O campeonato foi realizado com soltura de foguetes e as disputas foram divididas em duas categorias: maior distância e altura. Os foguetes foram feitos com garrafas pet e cano de pvc. Eles voavam com a utilização de uma bomba de bicicleta com propulsão de água e ar comprimidos. A disputa foi realizada entre os alunos da rede municipal, do Projovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Escola Estadual Oscar Batista de Cambuci, de São Gonçalo, entre outras.

- Eventos como esses são essenciais porque reúnem grandes celebridades com estudantes de várias idades, mostra aos alunos que a física dos livros está presente no dia a dia. Sem dúvida, esse evento marca uma geração e desperta nas crianças o interesse pela astronomia - , relatou Marcos Pontes. A equipe do Projovem Adolescente ganhou primeiro lugar na soltura de foguetes mais distante.

Nenhum comentário: