terça-feira, 2 de novembro de 2010

I ENCONTRO REGIONAL PROJOVEM ADOLESCENTE


Os critérios de inserção e freqüência dos alunos e a metodologia de trabalhos a serem desenvolvidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens foram temas discutidos nesta quinta-feira (28), no Teatro Municipal Trianon, durante o I Encontro Regional do Projovem Adolescente.
O técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marco Antônio de Carvalho Natalino, ministrou as palestras “Processo de Acompanhamento do Sisjovem” e “Percurso Avaliativo IV do Traçado Metodológico e Protagonismo Juvenil”, esclarecendo dúvidas de profissionais de diversos municípios que atuam em coletivos do Projovem Adolescente.
A programação teve início com a apresentação do Coral Projovem Campos acompanhado de espetacular performance dos professores de dança do programa.
Em prosseguimento tivemos o pronunciamento de autoridades presentes, como as Coordenações do Projovem Trabalhador e Projovem Urbano e representantes de municípios vizinhos participantes do evento.
O técnico explicou as características do novo sistema, que permite o acompanhamento on-line das regras do Projovem Adolescente, fornecendo informações para a execução do programa socioeducativo aos gestores da assistência social. Pelo Sisjovem, o MDS e os gestores municipais e estaduais monitoram o andamento do programa, acessando dados, como novas inclusões e freqüência”, informou o Marco Antonio, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MDS, destacando que, em Campos, o Sisjovem já está sendo executado com sucesso, estando os 88 coletivos com os dados atualizados.

Natalino também apontou a necessidade do trabalho do Projovem Adolescente em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “As famílias dos alunos do programa devem estar, necessariamente, referenciadas nos Cras, conforme a territorialidade de cada coletivo. O coletivo não precisa funcionar no Cras, mas o programa tem de ser acompanhado por técnicos dos Centros, tanto que, agora, é exigência do MDS que, para demonstrar a freqüência, haja a assinatura dos alunos, dos orientadores sociais do programa e do técnico do Cras”, frisou.

- Em Campos, são 88 coletivos do Projovem Adolescente, quatro deles funcionado nos Cras da Penha e do Matadouro e os demais, em escolas”, disse a Chefe de Divisão do Programa da SMFAS, Regina Pacheco. Ela abriu o encontro agradecendo e enfatizando a importância do encontro dos diversos municípios que contam com o programa Projovem Adolescente: “O objetivo do encontro é a troca de experiências desenvolvidas pelos municípios, para o fortalecimento do programa através de ações que promovam de fato a inclusão de nossos jovens”, afirmou.
O evento tão marcante em nosso município contou também com a presença das Coordenadoras Estaduais de Proteção Social Básica responsáveis pelo Projovem junto ao Governo Estadual, Sra. Anastácia Guimarães e Sra. Joana Oliveira.
Foi apresentada no foyer do teatro uma exposição de quadros pintados por jovens de alguns coletivos, assim como trabalhos artesanais produzidos por eles através de projetos de inclusão produtiva para os jovens participantes do programa.
A Chefe de Divisão, Sra. Regina Pacheco, após apresentações culturais ( grupos de dança e canto) encerrou o evento com premiações e agradecimentos aos profissionais dos diversos municípios que se fizeram presentes, como São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Bom Jardim, Iguaba, Macaé, São Fidélis, entre outros.

Nenhum comentário: