quarta-feira, 5 de agosto de 2009

II Ciclo - Percurso Socioeducativo V -PSV

Articular e Realizar

O Ciclo II do PJA, tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens como espaço de referência formativa que aprofunda a orientação e a formação para o mundo do trabalho e oferece instrumental para o desenvolvimento da atuação social dos jovens, mobilizando-os para a realização de experiências práticas de exercício da cidadania. Na reta final do Programa, porque em dezembro de 2009 os jovens estarão se formando, os eixos da Participação Cidadã e do Mundo do Trabalho serão potencializados pois os jovens, com maior autonomia, de maneira coletiva, participativamente planejada e por meio de uma atuação articulada com outros atores sociais, experimentarão mais efetivamente o sentimento da realização e da conquista dos sonhos que sonharam juntos.

Coletivo Articulador-Realizador, este é o título desta etapa que está iniciando agora, aqui em Campos para a maioria dos coletivos. A expectativa dos jovens é de poder contar com o apoio e o envolvimento não só das coordenadoras e do grupo de orientadores do Programa, mas também, com a coordenadora do CRAS, com a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica, com a Secretária Municipal da Família e Assistência Social, no sentido de viabilizarem com agilidade os investimentos que se farão necessários para implementação do Plano de Atuação Social - PLA, não apenas do ponto de vista logístico e material, mas também do ponto de vista institucional, colocando-se como os primeiros e grandes parceiros. Com uma equipe forte, presente e realmente participativa em todos os momentos de tomada de decisões, continuaremos tendo, certamente, grande resultados com o Projovem em Campos.

"Trata-se, portanto, de uma experiência de empoderamento da juventude, cujos resultados positivos que se venha a atingir devem servir aos jovens de exemplo para as suas vidas, demonstrando que é, sim, possível transformar a realidade, organizando-se e reunindoforças, potencializando-as em ações que as pessoas, isoladamente, jamais conseguiriam empreender. Esta lição, apreendida e compreendida pelos jovens, de forma vivenciada, os tornará cidadãos mais qualificados para o enfrentamento dos desafios presentes e futuros."

Nenhum comentário: