domingo, 23 de agosto de 2009

Orientadores do Prójovem fazem curso de capacitação

Por Carla Rúbia
Foto: Roberto Joia

Foto: Arquivo

Orientadores também passaram por capacitação


Os orientadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró jovem) realizaram cursos de capacitação sobre metodologias para elaboração de projetos. A finalidade é, a partir desta segunda-feira (24), passar informações para os jovens, orientar e acompanhar os adolescentes durante a elaboração deste documento. As aulas foram realizadas na sede da Secretaria da Família e Assistência Social.

A chefe de divisão e coordenadora do Prójovem, Ireci Damasceno, informou que no primeiro semestre deste ano foram apresentados 20 temas nos coletivos do Prójovem, falando sobre diferentes problemas sociais, entre eles, sexualidade, gravidez na adolescência, violência, drogas, problemas ambientais, entre outros. "Cada coletivo escolheu um tema que mais os incomodavam na comunidade onde moram".

Segundo Ireci, no primeiro semestre foram realizadas pesquisas e trabalho de campo e, a partir desta segunda, os adolescentes começarão a elaborar os projetos de pesquisas. "Os jovens vão montar e colocar em prática o projeto feito por eles mesmo", disse Damasceno, acrescentando que a finalidade da capacitação é passar informações técnicas para os orientadores para que eles possam direcionar os jovens na realização dos trabalhos.

Atualmente existem 36 coletivos e cerca de 900 jovens sendo assistidos pela Secretaria da Família. As aulas da capacitação foram ministradas pela supervisora e também coordenadora do programa, Regina Pacheco. "Além das informações metodológicas, o objetivo do curso também foi reciclar os profissionais".

A orientadora, Andréia Nogueira, 33, trabalha no coletivo do Colégio Estadual Felix Miranda, no Parque Lebret. Para ela, o que aprendeu no curso teve um grande valor, porque contribuirá para o direcionamento dos projetos que serão realizados pelos jovens durante o segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: