domingo, 23 de agosto de 2009

Orientadores do Projovem passam por capacitação

Da Redação
Foto: Check
Joilza contou que a metodologia será repassada ao alunos do programa
A secretária de Família e Assistência Social, Joilza Rangel, divulgou nesta sexta-feira, que os orientadores do programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) foram capacitados, na última semana, em metodologias para elaboração de projetos. A finalidade é, segundo a secretária, a partir desta segunda-feira (24), repassar as informações recebidas para os jovens, orientando e acompanhando os adolescentes durante a elaboração de ações de inclusão a serem implementadas pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.

Coordenadora do Projovem em Campos, Irecy Damasceno informou que, no primeiro semestre deste ano, foram apresentados 20 temas nos coletivos do programa, falando sobre diferentes problemas sociais, entre eles sexualidade, gravidez na adolescência, violência, drogas e responsabilidade ambiental. "Cada coletivo escolheu o tema que julgava mais importante para sua comunidade".

Segundo Irecy, no primeiro semestre, foram realizadas pesquisas e trabalho de campo e, a partir desta segunda, os adolescentes começarão a elaborar os projetos de pesquisas. "Os jovens vão montar e colocar em prática o projeto feito por eles mesmo", disse a coordenadora, acrescentando que a finalidade da capacitação é passar informações técnicas para os orientadores, a fim de que eles possam direcionar os jovens na realização dos trabalhos.


Atualmente existem 36 coletivos e cerca de 900 jovens sendo assistidos pela Secretaria da Família. As aulas de capacitação foram ministradas pela supervisora e também coordenadora do programa, Regina Pacheco. "Além das informações metodológicas, o objetivo do curso foi reciclar os profissionais".

A orientadora Andréia Nogueira, 33 anos, trabalha no coletivo do Colégio Estadual Felix Miranda, no Parque Lebret. Para ela, o que aprendeu no curso teve um grande valor porque contribuirá para o direcionamento dos projetos que serão realizados pelos jovens durante o segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: