O evento, no auditório do Palácio da Cultura, reuniu pessoas
de todas as idades
O diretor do Planetário de Pequim, Zhu Jin, proferiu nesta sexta-feira (14), palestra sobre "Astronomia e Planetário", no auditório Prata Tavares, no Palácio da Cultura. O evento, aberto pelo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi muito prestigiado.
Zhu Jin definiu a função do astrônomo como sendo o de observador do universo. Ele comentou sobre a diferença da Astronomia em relação a outras ciências, como Física e Matemática, onde as leis não mudam por centenas de anos. Zhu Jin argumentou que, na Astronomia, a cada dia é feita uma nova descoberta.
Ele falou, ainda, da importância da Astronomia para as crianças, pelo fato de desenvolver a curiosidade e a honestidade. Zhu Jin explicou as diferenças entre observatório e planetário. O primeiro, segundo o astrônomo chinês, é um prédio com telescópio de acesso restrito para observação de estrelas. O segundo é um ambiente fechado sem acesso ao céu, para observação diurna e em dias chuvosos através de projeção óptica.
A função mais tradicional do planetário, informa, é o de fazer shows astronômicos, com mostras de constelações. No Planetário de Pequim, além dos shows e mostras, afirmou Zhu Jin, acontecem olimpíadas de Astronomia, palestras e competições de desenhos sobre Astronomia.
Ao final, o diretor do Planetário de Pequim respondeu perguntas sobre teorias sobre a origem do Universo, como o 'Big Bang', asteróides, a formação da Lua e sobre o antigo planeta Plutão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário