quinta-feira, 19 de maio de 2011

Capacitação no combate à Dengue


O Programa Projovem Adolescente, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ministrou nesta terça-feira, palestra "Todos contra a dengue". O encontro foi realizado no auditório do Palácio da Cultura e contou com a presença de aproximadamente 150 jovens. A palestra faz parte do projeto "Jovem consciente: todos contra dengue", em que os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e assimilar informações de como evitar a doença.

O objetivo maior da palestra foi orientar, conscientizar e capacitar os jovens para combater a dengue. Durante a reunião, eles aprenderam ações simples, como por exemplo, não acumular lixo nas ruas e não deixar água parada nas casas, ações que fazem toda diferença.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde do CCZ, Luzinete Ferreira, a orientação aos jovens sobre dengue é de extrema importância. "Os alunos vem de muitas localidades e eles serão agentes multiplicadores de informações na família e na sociedade", acrescentou.

Na próxima semana, os adolescentes serão divididos em grupos de 20 para colocar em prática tudo que aprenderam. "Os alunos, acompanhados de orientadores sociais e de supervisores do CCZ, vão fazer um trabalho de conscientização, agindo em seus próprios bairros, por meio de panfletagem e conversa com os moradores", disse a coordenadora do Programa, Regina Pacheco.

A equipe de combate a dengue do projeto, composta com 44 orientadores sociais, vai atender a 22 localidades, entre elas, Dores do Macabu, Tocos, Morro do Coco, Santa Maria, Guandu, Travessão, além de alguns bairros de Campos.
Francimara Carvalho, aluna do Projovem Adolescente, aprovou a iniciativa do projeto. "Achei muito interessante. Agora me sinto mais preparada para combater a dengue e contribuir com a sociedade", disse.

Nenhum comentário: