quinta-feira, 26 de julho de 2012

Oficinas em parceria com o Meio Ambiente

A Secretaria da Família e Assistência Social através  do Programa  Projovem Adolescente, esteve em reunião na Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o objetivo de organizar Oficinas de Capacitação de trabalhos com tabua. A reunião foi liderada pela Subsecretária Lilian Neto e Ana Paula, Coordenadora de Educação Ambiental.

As oficinas serão ministradas por artesãs e acontecerão em Farol de São Thomé para atendimento dos jovens dos coletivos de toda Baixada Campista, assim como estará aberta para inscrições de integrantes da comunidade que estiverem interessados em aprender essa arte local que se tornou importante até para exportação.
Essa parceria com a SMMA nos enriquece muito, pois as Oficinas vem de encontro a  nossos grandes objetivos, o de ofertar meios de geração de renda para nossos jovens e o fortalecimento dos vínculos familiares, uma vez que toda família poderá estar entrosada em um mesmo aprendizado.- declara a Coordenadora Geral do Projovem Adolescente - Regina Pacheco.

A CONQUISTA DO PRIMEIRO EMPREGO


“Estou muito feliz por ter conseguido o meu primeiro emprego. Através dele eu posso ajudar meus pais nas despesas de casa”. A afirmação é da jovem Carini de Souza, de 16 anos. Ela está trabalhando no Banco do Brasil, através do programa Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O encaminhamento foi feito pelo Projovem Adolescente.

Carini trabalha quatro horas por dia, de segunda à sexta-feira e recebe R$ 627,00. “Eu tenho uma série de benefícios, como plano de saúde, passagem e vale alimentação”, conta a jovem, que está cursando o 2º ano do ensino médio.  Ela faz, também, capacitação em práticas bancárias, no Ciee.

-Ao todo, cerca de 30 adolescentes do Projovem Adolescente estão inseridos no mercado de trabalho, em Campos. Ficamos felizes em poder ajudar estas famílias e ter essas parcerias tão importantes – afirma a Coordenadora Pedagógica do programa, Claudete Cherene.

No município, 1.200 adolescentes de 15 a 17 anos são atendidos pelo Projovem Adolescente. Eles participam de oficinas de artes plásticas, artesanato, informática, dança e atividades esportivas. Além das atividades sócio-educativas, o programa trabalha a cidadania e a preservação do meio ambiente.A

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA DO AMIGO


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

Almoço de confraternização da equipe de Coordenação do Programa Projovem Adolescente em comemoração pelo Dia do Amigo, com a participação do amigo sempre presente Daniel Pacheco.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Culminância de encerramento do semestre


O Projovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, realiza nesta quarta-feira (11), no Sitio Recanto dos Pássaros, em Lagoa de Cima, atividades diversas para marcar a culminância de encerramento das ações desenvolvidas neste primeiro semestre. Aproximadamente 150 alunos dos coletivos da Escola Municipal Luiz Sobral, Santa Cruz, Lagoa de Cima e General Dutra, participam.
Durante o evento haverá apresentações culturais, além de pequenas homenagens. E, ainda, sorteio de brindes, degustação de culinária típica, exposição de oficina de miniaturas como mesa, cadeira, bonecos de biscuit e entrega dos objetos confeccionados pelos alunos.
De acordo com a facilitadora de cultura e artesanato, Márcia Valéria Teixeira, o objetivo é enriquecer o conhecimento dos coletivos, valorizando a diversidade cultural, através das atividades lúdicas. “Tudo isso contribui para a socialização dos adolescentes”, finalizou a facilitadora.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROJOVEM BOM DE SANGUE

A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro está recebendo doações nesta segunda-feira (9), na Secretaria da Família e Assistência Social, onde os participantes do Projovem Adolescente estiveram presentes, numa conscientização da importância desse ato que também é incentivado e apoiado pelo SUS.

INTERCÂMBIO MUNICIPAL DE BASQUETE

Aconteceu nesse sábado em Cabo Frio a primeira etapa do Intercâmbio Municipal de Basquete. O Programa Projovem Adolescente participou com 40 jovens de diversos coletivos, compondo 3 times, sendo um feminino e os outros dois masculinos.
Evento marcante para todos que compareceram a quadra de São Cristóvão, bairro de Cabo Frio, pela emoção dos jovens oriundos de programas sociais dos municípios participantes, ao receberem os troféus e medalhas.
O Projovem Adolescente já se encontra classificado para o próximo encontro que será no dia 22 de setembro em Araruama e a final acontecerá em Campos dos Goytacazes no dia 10 de novembro.
A Ong Viva a Terra foi a anfitriã do evento  recebeu os municípios participantes do evento.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

III NASCE UMA ESTRELA

 
Cerca de 200 alunos inseridos no Programa Projovem Adolescente, de diferentes coletivos, participaram na última quarta-feira da III Edição do Concurso de Talentos “Nasce Uma Estrela 2012”. O evento, que é desenvolvido pelo Programa, através da Secretaria da Família e Assistência Social, aconteceu no Teatro Municipal Trianon.


 O vencedor na categoria Dança foi o Grupo Heib’s, do coletivo da Escola General Dutra, que apresentou coreografia de street dance. Já na categoria canto, o primeiro lugar ficou para Karine Carvalho, de 16 anos.
O evento tem como objetivo contribuir para uma maior integração entre os estudantes que participam do Projovem Adolescente no município, bem como estimular o trabalho artístico-cultural desenvolvido pelos que participam dos 64 coletivos.
De acordo com a coordenadora geral do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, o objetivo do evento é, também, descobrir novos talentos, escondidos nos diversos coletivos, como o de Morro do Coco, Santa Maria, Travessão, Dores de Macabu, Tapera, Lagoa de Cima, Farol de São Thomé, entre outros espalhados pela cidade e interior.
- O maior prêmio para a equipe do Projovem é a qualificação e, ainda, a valorização da auto-estima deles, sem falar na descoberta de talentos – completa Regina