terça-feira, 3 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


 O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conhecido como o Dia ”A”, foi comemorado em Campos nesta segunda-feira (02), no Jardim São Benedito, com participação do medalhista olímpico, Robson Caetano, um dos   Embaixadores da Special Olympics Brasil, que veio à cidade especialmente para participar do evento, através da parceria com o Programa Projovem Adolescente. 

A comemoração foi realizada pela Secretaria da Família e Assistência Social, apresentando atividades recreativas com a animação do Grupo Acroloucos e do Tio Henrique que fizeram os olhinhos das crianças presentes brilharem com palhaços, personagens com perna de pau, camas elásticas etc. 

Tivemos também um passeio de trenzinho que buscou as crianças do APAPE, do Campos para Todos e que tiveram os jovens integrantes do Projovem como mediadores durante o trajeto pela cidade.
Aconteceram também atividades culturais com o DJ Bruno Batista, a Banda do Peti, aulão de street dance e axé, assim como atividades esportivas por conta dos facilitadores do Projovem Adolescente.

 Segundo Robson Caetano, toda equipe da Special Olympics tem uma preocupação muito grande com a inserção social desses jovens que sofrem por conta dessa inabilidade de comunicação. E eles, acrescenta o medalhista, mais do que ninguém, precisam receber um abraço de todos. “Autistas são pessoas  que expressam suas verdades e quando querem alguma coisa temos que atendê-los respeitando o seu tempo. São seres humanos sensacionais. Essas crianças, principalmente quando se refere ao esporte em geral, são verdadeiros campeões”, finalizou o medalhista.

Presença importante também no evento foi a de Lídia Tamy, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Special Olympics Brasil. Segundo ela, “muitos mitos estão sendo quebrados, pois através dos esportes mostramos as habilidades e não as limitações. Outra boa notícia é que todo esse trabalho passará acontecer regularmente em Campos. A cidade que já possui o projeto “Campos para Todos”, agora passará a ter também o Special Olympics Brasil, através do Programa Projovem Adolescente e a expectativa é que a partir de maio os trabalhos já comecem.” – finaliza Lídia Tamy.

Nenhum comentário: