Blog do Programa Projovem Adolescente, que tem como um de seus objetivos principais oferecer meios de sustentabilidade a jovens de vulnerabilidade social.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Projovem Adolescente na luta contra a dengue
O trabalho de combate ao mosquito da dengue, o aedes aegypiti, ganhou reforço nesta quarta-feira (27), quando estará integrada aos agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a força tarefa de jovens do Projovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência. Cerca de 150 jovens estarão atuando na quarta-feira (27), durante todo o dia, nas suas próprias localidades.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Projovem Adolescente, Nádia Regina da Silva, a atuação dos jovens acontecerá nas suas próprias comunidades, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o mosquito e, ainda, como acabar com os possíveis focos. A estimativa é de que cerca de 150 jovens participem.
De manhã, o trabalho do Projovem Adolescente aconteceu em Tócos, e, à tarde, em Nova Brasília. A secretária da Família e Assistência, Izaura Freire, explica que a ação dos jovens fará com que, ao final, eles se tornem multiplicadores de informação, o que, neste caso, é muito importante. “Quando mais pessoas engajadas neste trabalho, melhor. O Projovem Adolescente desenvolve diferentes atividades e uma delas é a ação social”, afirma a secretária.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o trabalho dos agentes de combate a endemias tem sido diário, nos quatro cantos da cidade. “É muito bom que cada vez mais gente entre nessa luta, que não é somente do poder público, mas de cada cidadão”, finaliza Paulo Hirano.
terça-feira, 26 de abril de 2011
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RECEBE PROJOVEM ADOLESCENTE
O Programa Projovem Adolescente, participou ontem na SEEDUC, Rio de Janeiro, de um encontro com o Programa Mais Educação, visando o entrelaçar de mãos, efetivando uma parceria com objetivo de complementação entre os dois Programas, uma vez que o Mais Educação visa reposição de conteúdo por déficit de aprendizagem e o PJA tem como meta principal o resgate social de jovens e o fortalecimento dos vínculos familiares.
A Coordenadora Geral Cláudia Raybolt, sugeriu que encaminhássemos para a Direção da escola, alguns jovens que tenham perfil e idade de 18 anos completos, para serem contratados, com verba do Programa, para atuarem como Monitores, nas modalidades de cultura e esporte.
Em nossa reunião tivemos também a participação do Coordenador Jorge Nascimento, do Programa Escola Aberta, que acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Governo Federal. O Programa foi implantado em julho de 2006, com o objetivo de levar cultura e entretenimento aos alunos, familiares e moradores de várias comunidades do estado do Rio de Janeiro. São oferecidas, nos finais de semana, opções de lazer e de aprendizado em oficinas de reforço em matemática, artesanato, futsal, caratê, judô, jiu-jitsu, natação e teatro, entre muitas outras.
Parabenizamos a equipe do Programa Mais Educação, que é composta por: Cláudia Raybolt, Coordenação Geral, Débora Gouvêa, Assessora e responsável pelo setor financeiro, Patrícia Oliveira, Coordenadora Pedagógica, Carolina França, Assessoria Técnica.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
DIA MUNDIAL DO DESARMAMENTO INFANTIL
O Projovem Adolescente, acompanhado de seus orientadores educacionais, desenvolve durante todo o ano o projeto “Educando pela paz e pela não violência”, com reuniões com pais e responsáveis, conscientizando-os da importância de escolher o brinquedo a dar a seu filho, evitando os mais violentos, além da escolha certa dos filmes, vídeo-games, até a programação veiculada na mídia.
A secretária de Família e Assistência, Izaura Freire, explica que este é um movimento de conscientização, onde o jovem, especialmente, os que compõem o programa Projovem Adolescente, torna-se multiplicador de informação junto à sua família, escola e comunidade em geral. A estimativa é de que mais de mil jovens estejam inseridos na ação neste dia, onde haverá apresentação de coral, grupos de dança, oficinas de artesanato, capoeira, entre outros. O final do evento termina com show com o artistas da terra, que aderiram à iniciativa de forma espontânea.
Cada criança que levar à praça seu brinquedo em forma de arma, poderá trocá-lo por um brinquedo pedagógico. “Estamos todos muito preocupados com essa onda de violência, por isso é necessário que se fale cada vez mais sobre a paz com as crianças e jovens”, disse a secretária.
Hoje o Projovem Adolescente está inserido em 88 comunidades do município. Durante o ano são desenvolvidos mais de 10 projetos educativos, culturais e sociais. Nesta sexta feira, 15/04, cada criança que levar à praça seu brinquedo em forma de arma, poderá trocá-lo por um brinquedo pedagógico.
PROJETO EDUCANDO PARA A PAZ
O Programa Projovem Adolescente, coordenado em Campos pela secretaria municipal da Família e Assistência, reuniu nesta quinta-feira (14), pais e responsáveis de alunos pertencentes ao programa. O objetivo foi alertá-los e conscientizá-los sobre o desarmamento infantil, que será lembrado em todo o país nesta sexta-feira (15). O encontro aconteceu na Escola Municipal Marlene Henriques Alves, no Jardim Aeroporto.
A coordenadora pedagógica do Projovem Adolescente, Nádia Regina da Silva, explicou que o programa socioeducativo do governo federal atua como ação de valor na construção de cidadãos. Na oportunidade, orientador social e equipe do programa abordaram temas como fortalecimento dos vínculos familiares, valores e mudanças de comportamento.
- O programa oferece oportunidades de crescimento para os jovens de 15 a 17 anos, através de oficinas de inclusão digital, teatro, coral e práticas de modalidades esportivas. O Projovem abre portas e desperta nos adolescentes, também, habilidades para o mercado de trabalho. Neste ano estamos trabalhando a questão da prevenção e orientação quanto à questão do desarmamento - destacou Nádia Regina, que convidou a todos para participar do Dia do Desarmamento, nesta sexta-feira, na praça São Salvador.
terça-feira, 12 de abril de 2011
VISITA ÁGUAS DO PARAÍBA
Dando inicio ao projeto de Educação Ambiental, no último dia 24, jovens de vários coletivos visitaram a Estação de Tratamento das Águas do Paraíba, visando proporcionar aos jovens a participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. Os jovens conheceram os procedimentos que se realizam, desde a captação da água até quando esta chega a suas casas. Esta ação é também uma das formas de trabalhar com os jovens a importância de preservar um bem fundamental à vida e para que os mesmos possam consumir com a consciência plena de que todos são responsáveis, por serem capazes de multiplicar as informações adquiridas, que a água não pode ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Após visita nas instalações, os jovens tiveram a oportunidade de assistirem um vídeo, seguido de palestra reflexão com coordenadora pedagógica da Concessionária, senhora Flávia Suisso, fixando as informações obtidas e vivenciada tornando-os capazes de mudanças de comportamento, adotando por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura critica.
domingo, 3 de abril de 2011
1o ENCONTRO PROJOVEM ADOLESCENTE & PROJOVEM TRABALHADOR
Foi realizado o 1o Encontro dos Programas Sociais Projovem Adolescente e Projovem Trabalhador nesta sexta feira, 01/04, às 20h, no Restaurante Baviera.
Todas Coordenações dos dois Programas participaram da reunião num ambiente descontraído, onde os principais objetivos focados foram a integração das equipes, fortalecendo vínculos de amizade e construindo metas a serem alcançadas no período de 1 mês.
Próxima reunião está agendada para o dia 06/05, no mesmo local para avaliação da produtividade dos 2 programas, se as metas foram alcançadas.
Assinar:
Postagens (Atom)