domingo, 26 de julho de 2009

15/04/2009 - Evento vai trocar armas de brinquedo por livros infantis

Da Redação
Foto: Roberto Joia

Secretária: o evento vai promover a cultura e incentivar a paz.
O Dia Nacional do Desarmamento Infantil será marcado em Campos na próxima quarta-feira (15), pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do programa Pró-Jovem. As crianças deverão levar suas armas de brinquedo, que serão trocadas por brinquedos de verdade, livros e revistas infantis. O evento será realizado na Praça São Salvador das 15h às 16h. Segundo a gestora municipal do Pró-Jovem, Irecy Damasceno, para estimular as crianças a levarem suas armas serão realizadas várias atividades, como apresentação de teatro, número de dança, participação de animadores culturais e grupos de louvores. "Os jovens do Pró-Jovem estão arrecadando brinquedos nas suas comunidades, desde o início da semana", disse Irecy. Ela ressaltou que vários empresários da cidade estão fazendo doações de brinquedos para a campanha.

O Pró-Jovem é um programa federal que atende jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, priorizando os assistidos pelo programa Bolsa Família. Atualmente estão sendo assistidos em Campos, 250 jovens. Segundo Irecy, a meta é atender cerca de 800 jovens até o final de maio. Os jovens são assistidos em coletivos formados dentro das escolas estaduais e municipais. "O evento para substituir armas de brinquedo por brinquedos de verdade foi idealizado dentro dos grupos de trabalho realizados com os jovens", explicou Irecy.

A responsável pela capacitação dos orientadores dos jovens em Campos, Regina Pacheco, disse que eventos como este são importantes para trabalhar a não violência entre os jovens e começar a familiarizar os pais a não darem armas de brinquedo aos seus filhos. "Será um evento para promover a cultura da paz", destacou. Segundo a secretária da Família e Assistência Social, Joilza Abreu, a iniciativa é importante para estimular o hábito da leitura e a prática de brincadeiras que incentivem a criatividade e resgatem as antigas brincadeiras. "As armas de brinque estimulam a violência. Por isso, é importante a participação da população neste evento pela paz", declarou.

http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=18331

Nenhum comentário: