domingo, 26 de julho de 2009

Dia Mundial das Águas

"No Brasil já começa a surgir com grande força a preocupação com a gestão das águas, onde cada vez mais se procuram negócios economicamente rentáveis e ambientalmente sustentáveis como, por exemplo, a reutilização das águas da chuva. Já solicitei ao secretário Paulo Feijó para implementar em nossa cidade um núcleo que atue no reaproveitamento da água da chuva, contribuindo para a preservação dos nossos recursos hídricos", destacou a Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, durante a programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que marcou o Dia Mundial da Água, na manhã de domingo, dia 22, no cais da Lapa.
A prefeita ainda enfatizou que embora já venham sendo empregadas iniciativas no país com resultados altamente satisfatórios, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, o que representa um avanço, "o conceito de sustentabilidade não pode ser um novo apelo de marketing, mas deve sim estar associado ao processo de crescimento econômico com equilíbrio ecológico e social. Este constitui o grande desafio de todos nós governantes e cidadãos, que precisam conquistar um nível digno de qualidade de vida para os atuais e futuros passageiro desse planeta chamado Terra, sem comprometer os recursos naturais que sustentam a vida", concluiu Rosinha. - Deus privilegiou nossa cidade. Campos tem um dos maiores potenciais hídricos do Estado e hoje vemos este rio que agoniza, que está morrendo porque ao longo dos anos não foram tomadas providências para que ele fosse preservado. A prefeita tem me cobrado bastante e temos como uma das prioridades do governo o repovoamento do rio e o reflorestamento de suas margens. Nesta data, apresentamos algumas dessas ações - informou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Feijó, referindo-se ao plantio de mudas e à limpeza das margens do rio, que foi realizada com apoio de pescadores amadores e esportivos e Batalhão Florestal.

"Nossas cachoeiras lindas. Nossos rios e nascentes. Vamos preservar. Se não a nossa vida. Pode acabar". Repetindo refrões como este, alunos da Escola Municipal Ângelo Faze cantaram e encantaram durante a apresentação do projeto "Sala Limpa". A programação contou, ainda, com a participação da banda da Secretaria de Educação, apresentação musical de Newtin Júdice, a peça teatral "O Sol e a Terra Contra a Poluição" encenada pelo grupo da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, e o lançamento do projeto "Água na Escola", desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente.
O evento contou com a participação dos secretários de Família e Assistência Social, Joilza Rangel, e de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque; o superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renê Justen; o tenente Marcelo Barreto, comandante do Batalhão da Polícia Florestal e Meio Ambiente; representante da Águas do Paraíba, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: