quarta-feira, 29 de julho de 2009

05/06/2009 - Projovem comemora Dia do Meio Ambiente com várias atividades

Por Thábata Ferreira
Foto: Roberto Joia


Programação foi realizada no Jardim São Benedito e envolveu várias secretarias

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta sexta-feira (5), em grande estilo pela secretaria de Família e Assistência Social. Os alunos do projeto Projovem participaram de gincanas e apresentaram projetos para a preservação do meio ambiente nos bairros onde moram. O evento foi uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Para a gestora municipal do Projovem, Irecy Damasceno, é essencial que aconteça esta ação conjunta entre as secretarias, já que este é um pedido da prefeita Rosinha Garotinho para um melhor resultado.

- A ação de todos nós permite a boa qualidade deste evento, onde podemos contar com 16 profissionais da secretaria de Meio Ambiente, 20 profissionais do Projovem e todo o apoio estrutural da secretaria de Serviços Públicos e da FCJOL. Assim, temos um grande evento e um ótimo conteúdo - declara.

O evento é proveniente de uma semana de longos trabalhos dos jovens participantes. Durante toda a semana, eles responderam a um questionário, formulado por profissionais da secretaria de Meio Ambiente, no qual tiveram que apontar três questões relacionadas ao meio ambiente que são problemas em sua comunidade. A partir daí, os alunos tiveram que analisar estes problemas e propor soluções. As soluções propostas tiveram que ser apresentadas durante a gincana.

Irecy explica que estas soluções foram formuladas junto aos profissionais do Projovem, onde de forma real, os próprios alunos analisaram a condição do meio ambiente em sua comunidade e propuseram as devidas soluções. Ao final da gincana, os três primeiros colocados foram premiados com troféus. O evento contou ainda, com a apresentação da Orquesta Sinfônica Infanto-Juvenil, da ONG Orquestrando a Vida, do Centro Cultura Musical.

O Projovem trabalha com jovens de 15 a 17 anos. Todos são beneficiados com o programa Bolsa Família e estudam em escolas públicas. O projeto consiste num curso de 600 horas, direcionado a estes alunos. O curso é ministrado na própria escola, com temas direcionados ao meio ambiente, esporte, lazer, cultura, artes, cidadania e ética, além de cursos profissionalizantes de fotografia, informática básica, avançada e mídia.

Os 525 jovens envolvidos no projeto têm aulas teóricas e práticas, nos horários em que eles não estudam na escola regular. Segundo Irecy, todos os jovens do projeto estão em situação de risco social e vulnerabilidade. Durante um ano, eles são preparados para o mundo do trabalho, além de lidar com pessoas no meio social familiar. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, pois toda sexta-feira os instrutores se reúnem para propor novas frentes de trabalho.

- Nós fazemos com que estes jovens se percebam na sociedade e percebam também que eles podem modificar o meio em que vivem. Temos que aproveitar a energia do jovem, que tem como ideal mudar o mundo, em benefício deles mesmos e da sociedade em que vivem - conclui a gestora do Projovem.

http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=19263

Nenhum comentário: