terça-feira, 25 de agosto de 2009

ProJovem Adolescente Aguarda a Chegada dos Outros Irmãos da Família Projovem

Há em Campos, um esforço coletivo para implantar as modalidades Projovem - Urbano, Campo-Saberes da Terra e Trabalhador. A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social -SMFAS, Secretaria Municipal de Educação - SMEC, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda - SMTR e o Departamento da Juventude da Fundação Municipal da Infância e Juventude - FMIJ, estão empenhadas na busca de dados demográficos e socioeconômicos do município que serão utilizados para identificar, quantificar e qualificar a demanda a ser atendida. Este tem sido o maior desafio desta tarefa. O outro grande desafio é o tempo que parece implacável na aceleração dos ponteiros do relógio.
Com a crescente oferta de emprego e trabalho na região aumenta a nossa responsabilidade com a qualificação dos nossos jovens. O Programa de Inclusão de Jovens do Governo Federal - Projovem nas 4 modalidades trabalha na perspectiva do desenvolvimento integral do jovem para que se torne protagonista de sua inclusão social com ações de cidadania. Na modalidade já implantada pelo município Projovem Adolescente o programa tem como foco o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Estamos todos torcendo pelo sucesso das equipes constituídas para implantação das demais modalidades deste programa que é tão importante para a juventude do nosso município.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A epidemia da desinformação

Por: Nélio Artiles Freitas
Vivenciamos um momento de grande apreensão em nosso planeta. De repente uma nova doença vinda de porco ameaça a população mundial. Seria o anunciado fim dos tempos? Existe uma tendência dos humanos de sempre imaginar ou prever o pior em qualquer situação nova. Pra piorar o contexto do medo e da insegurança do novo, numerosos especialistas em especulação e oportunistas lançam toneladas de informações desencontradas e sem nenhum embasamento científico em todo tipo de mídia, principalmente na rede mundial da internet.

Na verdade, esta não é uma doença nova. Hipócrates, o pai da Medicina, no século V antes de Cristo, relatou casos de uma doença respiratória que, em algumas semanas, matou muitas pessoas. O primeiro registro de pandemia de gripe ocorreu em 1889, com a morte de cerca de 300 mil pessoas. Já em 1918 a grande pandemia da Gripe Espanhola infectou 50% da população mundial e vitimou mais de 40 milhões de pessoas, sendo que no Brasil cerca de 65% da população foi infectada com mais de 35 mil mortes registradas. Depois veio a gripe asiática e a de Hong Kong e, recentemente, a gripe aviária. Porém anualmente enfrentamos epidemias da gripe sazonal que sempre foram subnotificadas e principalmente pouco valorizadas.

A mortalidade anual pela gripe sazonal atinge milhares de pessoas em todo o planeta principalmente entre idosos, crianças, portadores de doenças respiratórias, gestantes e outras condições que levam a uma baixa defesa imunológica, sendo que nunca foi motivo de mídia ou de preocupações. Mais recentemente, vários países instituíram a vacinação contra o vírus influenza com o intuito de reduzir os números de internações e mortes pela gripe entre idosos, o que demonstrou ser efetivo.

Mas o que tem de diferença real entre esta gripe suína, a gripe sazonal e as pandemias anteriores? Sabemos que é o mesmo vírus influenza, com diferenças apenas de algumas proteínas, mas com comportamentos semelhantes. As formas de transmissão, os sintomas e o grau de adoecimento são semelhantes. Mas algo tem nos chamado a atenção. A sua letalidade (mortalidade por grupos de pessoas com a doença) aparenta ser menor que todas as anteriores. Quando milhares de pessoas morreram ano passado (4 a 5 mil) pela gripe sazonal no Brasil, as atenções não estavam voltadas para o vírus influenza, mas este ano cada morte é alardeada de uma forma bem barulhenta. Em números absolutos, até 6 de agosto haviam sido registradas cerca de 1.500 mortes em todos os continentes. No Brasil, 384 segundo a última atualização.

Sinto-me na obrigação de chamar a sua atenção para o real posicionamento sobre esta gripe em nosso meio. O H1N1 irá continuar entre nós por muito tempo e não vão ser feriados escolares ou fugas da cidade que irão impedir que 30 a 40% de nossa população seja infectada, como nos conta seu perfil histórico. Outra informação importante é que mais de 95% das pessoas infectadas por este vírus irão melhorar espontaneamente, sem medicação, e os 5% restantes poderão complicar e deverão ser tratadas e acompanhadas pelos médicos. Em pandemias a faixa etária dos jovens é a mais acometida e por isto estamos vendo mais gestantes com formas graves, pois apresentam fatores de risco.

Como então evitar pegar esta gripe? Primeiro saber que o vírus fica vivo por alguns dias em superfícies, assim como nas mãos das pessoas e em roupas. Logo, a higienização das mãos é, sem dúvida, a forma mais importante de prevenir esta doença. A transmissão respiratória só ocorre em contatos íntimos ou quando alguém, a um metro de distância de você, solta gotículas em tosses ou espirros. Então o uso de máscaras só tem valor para os profissionais de saúde que irão examinar estes pacientes. Ou nas próprias pessoas que estão tossindo que, por uma questão de cidadania, deveriam usar máscaras comuns (cirúrgicas) para não disseminar o vírus em superfícies. O vírus não pula, não voa e nem fica no ar em suspensão.

A principal forma de prevenir esta doença é lembrar que nossas mãos são os grandes disseminadores do vírus e não o ar. A gripe H1N1 predomina entre nós, pois representa 75% das gripes que nos rodeiam no momento, de acordo com o Ministério da Saúde. Logo, sem pânico, vamos enfrentá-la com sobriedade e responsabilidade.

Qualquer gripe é perigosa (sempre foi) e temos que nos preparar para enfrentar esta e as outras que inevitavelmente aparecerão em nosso meio. Vamos viver uma vida responsável, cuidando de nossa saúde, do nosso corpo com uma boa alimentação, hidratação e uma regular atividade física aeróbica, associada ao reforço muscular e de alongamento. Se já está com gripe neste momento, não se assuste. Há 99% de chance de você melhorar sem nenhuma medicação. Mas caso esteja se sentindo mal, principalmente com falta de ar, febre alta e tosse, procure seu médico e evite ir a um pronto-atendimento hospitalar, pois as informações acima poucas pessoas têm e lotam os hospitais desnecessariamente. O seu médico irá avaliar se precisa ou não de algum remédio.

Precisamos voltar a nos preocupar com outras doenças que continuam a matar muito mais que a gripe como doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito, neoplasias, desnutrição, diarréias em crianças, doenças pneumocócicas em crianças, entre muitas outras. Precisamos voltar a nos preocupar com a corrupção e a irresponsabilidade dos muitos governantes que comandam o destino deste país.

Vamos nos cuidar, brasileiros.

domingo, 23 de agosto de 2009

Planejamento, Execução, Avalição

Por: Irecy Damasceno
Fotos: Rodolfo Lins
Planejamento... Execução... Avaliação... Planejamento... Execução... Avaliação... Este ciclo contínuo é o segredo do sucesso do ProJovem Adolescente em Campos dos Goytacazes. Tudo o que fazemos tem o "A" de amor, o "S" de sedução, o "C" de Campos dos Goytacazes, de competência e de compromisso com os nossos minícipes adolescentes.

Capacitamos permanentemente os orientadores e os facilitadores porque queremos que estejam preparados para executarem o programa e que façam o seu papel desenvolvendo as potencialidades dos jovens, orientando-os para que sejam protagonistas, desenvolvendo com eles ações de cidadania.

Acreditamos que o trabalho socioeducativo proposto fortalece os laços familiares e comunitários, assim como estimula o trabalho em equipe e a convivencia saudável do grupo.

Finalizamos mais uma etapa de estudos nesta sexta-feira. O tema da capacitação era o Percurso V - Articulador e Realizador e o foco era o I Seminário de Protagonismo Juvenil - Projovem Adolescente. O que cada coletivo irá apresentar? A formação continuada dos nossos orientadores sociais, profissionais e dos facilitadores é um investimento que vale a pena pelos resultados que produz.

Orientadores do Prójovem fazem curso de capacitação

Por Carla Rúbia
Foto: Roberto Joia

Foto: Arquivo

Orientadores também passaram por capacitação


Os orientadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró jovem) realizaram cursos de capacitação sobre metodologias para elaboração de projetos. A finalidade é, a partir desta segunda-feira (24), passar informações para os jovens, orientar e acompanhar os adolescentes durante a elaboração deste documento. As aulas foram realizadas na sede da Secretaria da Família e Assistência Social.

A chefe de divisão e coordenadora do Prójovem, Ireci Damasceno, informou que no primeiro semestre deste ano foram apresentados 20 temas nos coletivos do Prójovem, falando sobre diferentes problemas sociais, entre eles, sexualidade, gravidez na adolescência, violência, drogas, problemas ambientais, entre outros. "Cada coletivo escolheu um tema que mais os incomodavam na comunidade onde moram".

Segundo Ireci, no primeiro semestre foram realizadas pesquisas e trabalho de campo e, a partir desta segunda, os adolescentes começarão a elaborar os projetos de pesquisas. "Os jovens vão montar e colocar em prática o projeto feito por eles mesmo", disse Damasceno, acrescentando que a finalidade da capacitação é passar informações técnicas para os orientadores para que eles possam direcionar os jovens na realização dos trabalhos.

Atualmente existem 36 coletivos e cerca de 900 jovens sendo assistidos pela Secretaria da Família. As aulas da capacitação foram ministradas pela supervisora e também coordenadora do programa, Regina Pacheco. "Além das informações metodológicas, o objetivo do curso também foi reciclar os profissionais".

A orientadora, Andréia Nogueira, 33, trabalha no coletivo do Colégio Estadual Felix Miranda, no Parque Lebret. Para ela, o que aprendeu no curso teve um grande valor, porque contribuirá para o direcionamento dos projetos que serão realizados pelos jovens durante o segundo semestre deste ano.

Orientadores do Projovem passam por capacitação

Da Redação
Foto: Check
Joilza contou que a metodologia será repassada ao alunos do programa
A secretária de Família e Assistência Social, Joilza Rangel, divulgou nesta sexta-feira, que os orientadores do programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) foram capacitados, na última semana, em metodologias para elaboração de projetos. A finalidade é, segundo a secretária, a partir desta segunda-feira (24), repassar as informações recebidas para os jovens, orientando e acompanhando os adolescentes durante a elaboração de ações de inclusão a serem implementadas pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.

Coordenadora do Projovem em Campos, Irecy Damasceno informou que, no primeiro semestre deste ano, foram apresentados 20 temas nos coletivos do programa, falando sobre diferentes problemas sociais, entre eles sexualidade, gravidez na adolescência, violência, drogas e responsabilidade ambiental. "Cada coletivo escolheu o tema que julgava mais importante para sua comunidade".

Segundo Irecy, no primeiro semestre, foram realizadas pesquisas e trabalho de campo e, a partir desta segunda, os adolescentes começarão a elaborar os projetos de pesquisas. "Os jovens vão montar e colocar em prática o projeto feito por eles mesmo", disse a coordenadora, acrescentando que a finalidade da capacitação é passar informações técnicas para os orientadores, a fim de que eles possam direcionar os jovens na realização dos trabalhos.


Atualmente existem 36 coletivos e cerca de 900 jovens sendo assistidos pela Secretaria da Família. As aulas de capacitação foram ministradas pela supervisora e também coordenadora do programa, Regina Pacheco. "Além das informações metodológicas, o objetivo do curso foi reciclar os profissionais".

A orientadora Andréia Nogueira, 33 anos, trabalha no coletivo do Colégio Estadual Felix Miranda, no Parque Lebret. Para ela, o que aprendeu no curso teve um grande valor porque contribuirá para o direcionamento dos projetos que serão realizados pelos jovens durante o segundo semestre deste ano.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DIVULGAÇÃO DAS VAGAS DO PROJOVEM ADOLESCENTE 2009/2010

Estamos fazendo um mutirão para pactuar os 21 coletivos de Projovem Adolescente oferecidos a Campos dos Goytacazes. A divulgação está sendo feita através do rádio. Colocamos também carros de som circulando nas comunidades que receberão os novos coletivos com a seguinte mensagem:

Atenção!!!

Este recado é para quem tem Bolsa Família.
A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social está inscrevendo os jovens de 15 a 17 anos para participarem do ProJovem Adolescente.
Aproveite esta oportunidade porque é só esta semana das 08 horas da manhã até às 5 horas da tarde.
Traga o cartão do Bolsa Família.
A presença da mãe ou do responsável é obrigatória para assinar a ficha de matrícula.
Venha participar!
Você terá vários cursos: informática, fotografia; oficinas de música, dança, teatro, esporte e muito mais.
O ProJovem vai mudar a sua vida e você vai ajudar a mudar a vida da sua comunidade.

Corra porque uma vaga pode ser sua.


Campos minha cidade, meu amor!




sábado, 15 de agosto de 2009

Adolecentes do PROJOVEM participam do encontro com astrônomo chinês no Jardim São Benedito

Por: Irecy dos Santos Silva Damasceno
Foto: Irecy dos Santos Silva Damasceno

Manhã ensolarada e um cenário perfeito para aprender e ensinar Astronomia. Zhu Jin, diretor do maior planetário do mundo situado em Beijing conversou, tirou foto, respondeu todas as perguntas, deu autógrafos e entregou cartas as crianças do PETI e adolecentes do PROJOVEM no Jardim São Benedito.

A vinda de Zhu Jin a Campos faz parte do ciclo de eventos comemorativos do Ano Internacinal da Astronomia e dos quarenta anos da ida do homem a lua. O Presidante da Fundação Jornalista Oswaldo Lima - Avelino Ferreira, ajuda a promover eventos como este em Campos por acreditar que a cultura é a manifestação mais importante de uma sociedade. Ele tem como parceira para os eventos que promove, a Secretária Municipal da Família e Assistência Social - Joilza Rangel Abreu, que sempre viabiliza a participação do PETI e do PROJOVEM que são programas federais gerenciados pela SMFAS.

A juventude campista tem demostrado grande interesse relacionado ao tema da Astronomia, é motivo de orgulho para nossa cidade termos Marcelo Souza como coordenador dos projetos de visitas de astronaltas e astronomos, sendo ele também astronomo e pesquisador da UENF e referência nacional quando se trata do assunto, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, troxe a nossa cidade pessoas importantes, como Zhu Jin, Marcos Pontes(primeiro astronauta brasileiro), entre outros. Em novembro está programada a vinda de um dos astronautas que estavam na primeira espedição do homem a lua(Edwin Aldrin) tripulante da Apollo 11.

Astrônomo chinês realiza palestra em Campos

Por Wesley Machado
Fotos: Divulgação

O evento, no auditório do Palácio da Cultura, reuniu pessoas

de todas as idades


O diretor do Planetário de Pequim, Zhu Jin, proferiu nesta sexta-feira (14), palestra sobre "Astronomia e Planetário", no auditório Prata Tavares, no Palácio da Cultura. O evento, aberto pelo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi muito prestigiado.


Zhu Jin definiu a função do astrônomo como sendo o de observador do universo. Ele comentou sobre a diferença da Astronomia em relação a outras ciências, como Física e Matemática, onde as leis não mudam por centenas de anos. Zhu Jin argumentou que, na Astronomia, a cada dia é feita uma nova descoberta.


Ele falou, ainda, da importância da Astronomia para as crianças, pelo fato de desenvolver a curiosidade e a honestidade. Zhu Jin explicou as diferenças entre observatório e planetário. O primeiro, segundo o astrônomo chinês, é um prédio com telescópio de acesso restrito para observação de estrelas. O segundo é um ambiente fechado sem acesso ao céu, para observação diurna e em dias chuvosos através de projeção óptica.


A função mais tradicional do planetário, informa, é o de fazer shows astronômicos, com mostras de constelações. No Planetário de Pequim, além dos shows e mostras, afirmou Zhu Jin, acontecem olimpíadas de Astronomia, palestras e competições de desenhos sobre Astronomia.


Ao final, o diretor do Planetário de Pequim respondeu perguntas sobre teorias sobre a origem do Universo, como o 'Big Bang', asteróides, a formação da Lua e sobre o antigo planeta Plutão.

Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=20310

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

II Ciclo - Percurso Socioeducativo V -PSV

Articular e Realizar

O Ciclo II do PJA, tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens como espaço de referência formativa que aprofunda a orientação e a formação para o mundo do trabalho e oferece instrumental para o desenvolvimento da atuação social dos jovens, mobilizando-os para a realização de experiências práticas de exercício da cidadania. Na reta final do Programa, porque em dezembro de 2009 os jovens estarão se formando, os eixos da Participação Cidadã e do Mundo do Trabalho serão potencializados pois os jovens, com maior autonomia, de maneira coletiva, participativamente planejada e por meio de uma atuação articulada com outros atores sociais, experimentarão mais efetivamente o sentimento da realização e da conquista dos sonhos que sonharam juntos.

Coletivo Articulador-Realizador, este é o título desta etapa que está iniciando agora, aqui em Campos para a maioria dos coletivos. A expectativa dos jovens é de poder contar com o apoio e o envolvimento não só das coordenadoras e do grupo de orientadores do Programa, mas também, com a coordenadora do CRAS, com a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica, com a Secretária Municipal da Família e Assistência Social, no sentido de viabilizarem com agilidade os investimentos que se farão necessários para implementação do Plano de Atuação Social - PLA, não apenas do ponto de vista logístico e material, mas também do ponto de vista institucional, colocando-se como os primeiros e grandes parceiros. Com uma equipe forte, presente e realmente participativa em todos os momentos de tomada de decisões, continuaremos tendo, certamente, grande resultados com o Projovem em Campos.

"Trata-se, portanto, de uma experiência de empoderamento da juventude, cujos resultados positivos que se venha a atingir devem servir aos jovens de exemplo para as suas vidas, demonstrando que é, sim, possível transformar a realidade, organizando-se e reunindoforças, potencializando-as em ações que as pessoas, isoladamente, jamais conseguiriam empreender. Esta lição, apreendida e compreendida pelos jovens, de forma vivenciada, os tornará cidadãos mais qualificados para o enfrentamento dos desafios presentes e futuros."

sábado, 1 de agosto de 2009

Hoje Foi Dia de Confraternização, Estudo, Propostas...

A exuberante paisagem do Sítio de Paulo Feijó ajudou a criar um clima agradável onde os orientadores passaram quase oito horas com atividades diversificadas. Momento de louvor com o Pr. Alex, capacitação com a Psicóloga Luciane Mina, relatos, reflexões, avaliação sobre o trabalho executado e um delicioso churrasco. Apesar dos atropelos, estamos entrando na reta final do Projovem Adolescente. Alguns coletivos já iniciaram o Percurso de Formação Técnica Geral outros iniciarão neste mês de agosto porque estavam aguardando a contratação de mais Orientadores Profissionais. As expectativas são grandes em relação aos seminários que ocorrerão ainda este ano, no Trianon. No primeiro seminário que acontecerá em 03/10/09 o tema será sobre Protagonismo Juvenil, tendo em vista o Plano de Atuação Social (PLA) que cada coletivo irá apresentar. A partir de 10 de agosto os jovens estarão se preparando para defederem no seminário o projeto elaborado por eles para a sua comunidade.